Sinal analógico em municípios de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa será encerrado na próxima semana | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Sinal analógico em municípios de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa será encerrado na próxima semana

Moradores devem adquirir o kit conversor da TV Digital para continuar recebendo transmissão aberta de televisão

Quem gosta de assistir aos programas de televisão aberta deve estar atento, pois até o fim da próxima quinta-feira, 30 de setembro, o sinal de televisão analógico da RBS TV será desligado em municípios da região de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa.
Na região da RBS TV Cruz Alta, o sinal será desligado nos municípios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra e Pejuçara. Já na região da RBS TV Santa Cruz, estão inclusos no desligamento Sinimbu, Vera Cruz, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Vale do Sol e Vale Verde. Por fim, na região da RBS TV Santa Rosa, Alegria, Independência, Novo Machado, Santo Cristo, Tucunduva e Tuparendi serão afetados.
Todos os municípios já recebem o sinal digital em alta qualidade de som e imagem da emissora.
Para ter acesso a todos os benefícios do sinal digital, fique por dentro das seguintes dicas:
Como instalar a antena UHF?
A antena UHF deve ser instalada em um ponto alto da residência, preferencialmente em cima do telhado. Além disso, ela deve ser apontada para a torre de transmissão da emissora, e se possível estar livre de obstáculos, a fim de evitar perdas no sinal recebido. Mas atenção: procure um especialista para fazer a instalação.
Como sintonizar o sinal digital da RBS TV?
TV sem conversor integrado:
No controle remoto, ou diretamente no televisor, selecione a entrada de sinal na qual o conversor está conectado, que pode ser:
• Entrada AV: se a conexão entre conversor e TV for através de um cabo RCA (áudio e vídeo).
• Entrada HDMI: se a conexão entre conversor e TV for através de um cabo HDMI.
• Entrada de Antena/RF: se a conexão entre conversor e TV utilizar cabo coaxial, o que acontece com alguns modelos antigos. Neste caso, selecione o “canal 3”, ou “canal 4”.
Após o sinal do conversor aparecer na televisão, basta acessar o menu do mesmo e selecionar a opção “buscar canais”.
TV com conversor integrado:
Acesse o menu da televisão para buscar automaticamente os canais digitais disponíveis.
Fique ligado!
Em ambos os tipos de TV, se não for possível sintonizar o sinal digital na primeira tentativa, será necessário redirecionar a antena de recepção UHF, a fim de apontá-la diretamente para a torre de transmissão de televisão digital, e fazer uma nova busca de canais.
Como saber se sua TV já recebe o sinal digital?
Quem tem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 precisará, obrigatoriamente, de um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança. É fácil identificar se a TV já recebe o sinal digital: neste caso, o mostrador do canal indica um “ponto” no número, como 12.1, por exemplo.
No caso de qualquer dúvida sobre a mudança, entre em contato pelo telefone 0800 051 6336, e-mail cat@rbstv.com.br ou por meio do site rbstvdigital.com.br.