Com conceito “Porto da minha vida”, Grupo RBS celebra aniversário da capital dos gaúchos | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Com conceito “Porto da minha vida”, Grupo RBS celebra aniversário da capital dos gaúchos

Relembrando momentos marcantes da cidade e desejando dias melhores, campanha marca os 249 anos de Porto Alegre convidando o público a compartilhar histórias inesquecíveis vividas na Capital

Anúncio Porto Alegre 249 anos. Crédito: Divulgação

Anúncio Porto Alegre 249 anos. Crédito: Divulgação

Todo mundo tem um momento único vivido em Porto Alegre. Seja para quem nasceu nela ou a escolheu como casa, a capital dos gaúchos é uma cidade repleta de poesia – que até já embalou muitas produções musicais: um passeio no Brique da Redenção, um chimarrão no Parcão, o pôr-do-sol assistido pela Orla do Guaíba ou as emoções do Gre-Nal vibradas diretamente da Arena ou do Beira-Rio. Relembrando ocasiões marcantes como essas e acreditando em dias melhores, o Grupo RBS convida o público a celebrar a Porto De Suas Vidas a partir da campanha lançada nesta sexta-feira (26), que comemora os 249 anos de Porto Alegre.
Na quinta-feira (25), os comunicadores da RBS compartilharam nas redes sociais momentos inesquecíveis vividos na Capital com a hashtag #POAdaMinhaVida. O público foi convidado a fazer o mesmo, e as melhores histórias estão sendo repostadas ao longo do dia nos perfis do Grupo RBS. Também nas redes, a campanha se desdobra por meio de desenhos feitos por filhos de colaboradores da empresa, respondendo à pergunta “Qual a Porto Alegre que tu desejas para o futuro?”. A ação conta ainda com reforço publicitário – anúncios veiculados nesta sexta-feira em Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro.
A data também é pauta de mobilizações editoriais. Em uma produção integrada, RBS TV, Zero Hora, Gaúcha e GZH unem-se no POA 250, um projeto que se estende até o próximo aniversário da Capital. Até março de 2022, os veículos farão uma contagem regressiva para os 250 anos a partir de conteúdos especiais sobre a cidade, que vão explorar diversas temáticas que rondam a Capital, como empreendedorismo, tradição, tecnologia, cultura, entre outros. Em Zero Hora, Gaúcha e GZH, o projeto estreia hoje. Já na RBS TV, o lançamento será no sábado (27), no Jornal do Almoço, com uma matéria sobre as aspirações para a Porto Alegre de 250 anos, ouvindo personalidades de diversos setores para saber o que seria um bom presente para a cidade no próximo aniversário e o que Porto Alegre deve ter ao chegar aos 250.
Durante toda a semana, o programa Gaúcha+ está realizando entrevistas sobre a cidade com nomes como, por exemplo, Carlos Henrique Schmidt, diretor da rede Plaza de Hotéis, que relembrou alguns dos momentos que fazem parte da memória da cidade. Além dele, foram entrevistados Flávio Krawcyk, diretor do Acervo Artístisco da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, falando sobre os 120 anos do Paço Municipal; André Huyer, arquiteto e autor do livro “A Ferrovia do Riacho: do sanitarismo à modernização de Porto Alegre”, sobre a história da expansão de Porto Alegre para a Zona Sul; Débora Dornsbach Soares, bibliotecária e coordenadora do memorial da Assembleia Legislativa. A série de entrevistas encerra-se hoje com o secretário da Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt.
Na edição desta sexta-feira, Zero Hora publica uma matéria fotográfica, que traz imagens feitas com drones, durante a noite, mostrando pontos conhecidos da cidade por outro ponto de vista. O conteúdo está acompanhando de uma crônica do colunista Paulo Germano. Já o Diário Gaúcho celebra os 249 anos a partir de uma reportagem sobre pessoas que trabalham e convivem diariamente com alguns dos locais que são cartões-postais da Capital.
Em uma produção integrada, Zero Hora, Gaúcha e GZH marcam o aniversário de Porto Alegre com uma reportagem especial sobre um dos principais pontos turísticos e uma das grandes apostas de renovação da cidade, o Cais do Porto. A matéria irá contar como funcionavam os armazéns do Cais ao longo de sua história, desde a inauguração até o encerramento das atividades. Descrevendo os cenários econômicos e destacando quem eram as pessoas que já passaram por lá, a reportagem traça a história do local. O conteúdo será veiculado nesta sexta-feira, em GZH e no programa Gaúcha+, da Gaúcha, e neste final de semana (27 e 28), no Caderno Doc da Superedição de ZH.
A data também será pauta na RBS TV. O Bom Dia Rio Grande desta sexta contou histórias de pontos tradicionais e conhecidos de Porto Alegre, como Casa de Cultura Mario Quintana e Mercado Público, por meio de vídeos feitos por quem cuida desses locais. Já o Jornal do Almoço resgata a memória da Capital recuperando fotografias e vídeos antigos para mostrar a mudança da cidade ao longo dos anos. Ainda na RBS TV, o Galpão Crioulo deste final de semana vai recordar a história da cidade, relembrar a história do 35 CTG, o primeiro centro de tradições gaúcha do mundo, admirar as paisagens dos Caminhos Rurais e ainda vai contar a trajetória de um dos artistas mais importantes do Brasil, o porto-alegrense Lupicínio Rodrigues.