Grupo RBS apresenta balanço de responsabilidade social de 2020 | Grupo RBS
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Grupo RBS apresenta balanço de responsabilidade social de 2020

Iniciativa presta contas aos gaúchos a respeito de ações de impacto social realizadas pela marca e reforça o compromisso da RBS com as causas importantes do Estado

Anúncio balanço de responsabilidade social. Crédito: Divulgação.

Anúncio balanço de responsabilidade social. Crédito: Divulgação.

Mais do que ser fonte de informação e de entretenimento, o Grupo RBS, em sua atuação, busca conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor. É alinhado a esse propósito que, mesmo em um ano de dificuldades e adversidades, a RBS e as marcas do seu portfólio mantiveram o compromisso de seguir fazendo entregas de responsabilidade social relevantes para o Estado, buscando contribuir para a construção de um Rio Grande do Sul cada vez melhor. É com o objetivo de apresentar um balanço dessas ações realizadas em 2020 que, nesta segunda-feira (15), a empresa lança uma campanha para valorizar as iniciativas realizadas no último ano.
No último ano, o Grupo RBS doou um total de 77 milhões de reais em mídia, por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), para 100 entidades e suas iniciativas sociais, culturais, institucionais e de mercado. A doação de mídia é o principal ativo da empresa na frente de responsabilidade social e, por meio da oferta gratuita de espaços publicitários, dá visibilidade a instituições sociais do Estado.
A pandemia de coronavírus foi uma das principais marcas do ano que passou. Ainda em março, diante da sua responsabilidade como fonte de informação segura e confiável e de entretenimento para trazer mais leveza à sociedade, o Grupo RBS lançou a mobilização #juntoscontraovírus, que contou com inúmeras ações editoriais e 18 fases de comunicação publicitária, buscando valorizar o jornalismo profissional, a atuação dos profissionais da saúde, as boas notícias, o equilíbrio entre saúde e economia, a responsabilidade individual, entre outros temas.
Entre as ações da mobilização, destaca-se o Vista Essa Causa, iniciativa realizada pelo Grupo RBS e pela FMSS, em parceria com as Lojas Renner e Lebes que, com o apoio da CUFA-RS, distribuiu em comunidades carentes do Estado 230 mil máscaras e protetores faciais, e o Vitrine RBS, um plano comercial promocional que possibilitou pequenas empresas anunciarem nos veículos da RBS, como forma de fortalecer seus negócios na pandemia. Além disso, durante toda a mobilização, foram destinados mais de R$ 32 milhões em doação de mídia para entidades sem fins lucrativos e projetos sociais de combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul.
Outro pilar das iniciativas de responsabilidade social de 2020 foram projetos como os Editais da FMSS, que, por meio da destinação de cerca de 100 mil reais, beneficiou ações voltadas à infância e adolescência, cultura e esporte, totalizando 75 mil pessoas impactadas no Estado, e o Funcriança, ação que visa incentivar colaboradores da RBS a destinarem parte de seu imposto de renda devido para Fundos Municipais da Criança e do Adolescente. Como resultado, 72 mil reais foram doados para oito instituições do Estado.
Outro projeto de extrema relevância social é o Natal do Bem, promovido pela RBS TV e realizado em parceria com a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Em 2020, mesmo com as doações sendo feitas apenas de forma online, a ação bateu recorde e reuniu 640 toneladas de doações. Além disso, em parceria com o Planeta Atlântida, em 2020, a FMSS destinou parte da compra dos ingressos solidários do festival a projetos que promovem transformações sociais por meio da música e fez doações de materiais de trabalho à Segurança Pública do Estado.
Tendo crença no poder de transformação da informação, as ações editoriais da RBS também fazem parte do compromisso de responsabilidade da empresa junto à sociedade. É o caso, por exemplo, do Jornalismo de Soluções, prática jornalística intensificada pelos veículos da RBS durante a pandemia, que busca ir além do diagnóstico do problema, ampliando o espaço de debate e de valorização dos bons exemplos. Outras grandes iniciativas do jornalismo da RBS no último ano foram a cobertura integrada das eleições de 2020, que, entre agosto e novembro, somou mais de 600 conteúdos em GZH, e o projeto Fluência em Notícias, série de vídeos com a proposta de combater à desinformação.
– É uma imensa satisfação para a RBS, mesmo em um ano de tantas adversidades, poder fazer a diferença na vida das pessoas e no futuro do nosso Estado por meio daquilo que tanto valorizamos: a comunicação. Esse é o objetivo que nos move há mais de 60 anos e que, neste momento tão desafiador, se provou ainda mais relevante para a nossa atuação e para a sociedade – destaca o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.