Grupo RBS convida gaúchos para homenagem aos profissionais da saúde | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS convida gaúchos para homenagem aos profissionais da saúde

Nesta sexta-feira (12), às 19h30, movimento mobiliza o público para ir às janelas bater palmas para agradecer e incentivar quem está na linha de frente na luta contra a covid-19

Anúncio Aplauso pela vida. Crédito: Divulgação.

Anúncio Aplauso pela vida. Crédito: Divulgação.

Na semana que marca um ano da chegada da pandemia no Rio Grande do Sul, o Grupo RBS convida a todos para prestarmos juntos uma homenagem àqueles que estão sendo incansáveis atuando pela vida durante todo esse período: os profissionais da saúde. Por meio de ações editoriais e publicitárias, a mobilização “Aplauso pela vida” busca valorizar a dedicação dessas pessoas, intensificada nas últimas semanas. Nesta sexta-feira (12), a RBS divulga diversos conteúdos especiais, ao longo de todo o dia, e estimula todos os gaúchos para irem às janelas e baterem palmas para agradecer, reconhecer e incentivar quem está na linha de frente no combate ao vírus.
A homenagem ocorrerá na noite desta sexta-feira, às 19h30, durante a exibição do RBS Notícias. Por meio da salva de palmas, a RBS e os gaúchos destacam o esforço de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e todos os trabalhadores da saúde de UPAs, clínicas, hospitais e demais locais que recebem e tratam pacientes de covid-19. Mais do que uma homenagem, a iniciativa simboliza um pedido à população para que também faça a sua parte, usando máscaras, respeitando o distanciamento e cuidando de sua saúde.
– Sabemos que a melhor ajuda que podemos dar a esses profissionais é todos fazermos nossa parte, utilizando máscaras, evitando aglomerações e utilizando álcool gel e frequente higienização das mãos, para evitar que mais pessoas fiquem doentes. Mas, neste um ano de pandemia no RS, é muito importante ter este momento para reconhecer os valorosos profissionais da saúde que seguem salvando vidas, apesar da exaustão e das dificuldades. Vamos todos aplaudir e homenagear essa gente corajosa – afirma a diretora de Jornalismo do Grupo RBS, Marta Gleich.
Durante todo o dia, RBS TV, Rádio Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro e GZH terão conteúdos especiais. Em Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro, os colunistas dedicaram seus espaços para falar sobre os profissionais da saúde. A mobilização dos aplausos também é tema de reportagem nas edições, convidando o público a participar da ação. No fim de semana, a repercussão do ato será pauta de matéria nos jornais, contando como foi a homenagem aos profissionais. Os conteúdos também estarão em GZH.
O Diário Gaúcho convida seus leitores a darem depoimentos sobre os protagonistas que foram fundamentais para eles durante a pandemia. Já no Pioneiro, será publicada uma reportagem em que médicos e enfermeiros traduzem o impacto da crise sanitária dentro dos hospitais, relatando o que viram e viveram no ano pandêmico. Os profissionais também darão seu depoimento na Gaúcha Serra.
Na RBS TV, o assunto começa a ser abordado já no Bom Dia Rio Grande, com entrevistas ao vivo. O Jornal do Almoço vai exibir reportagens especiais e fará um convite para os telespectadores gravarem seu momento de aplauso e enviarem para a emissora. No RBS Notícias, além do momento das palmas, haverá uma reportagem com familiares e pacientes que criaram laços de afeto com os homenageados.
– Nossas equipes convivem diariamente com esses seres humanos incríveis e são testemunhas dos desafios diários que nunca havíamos presenciado antes. Dedicam sua vida a cuidar de todos, muitos longe das famílias, até com gastos a mais para evitar levar para casa o risco que eles acompanham diariamente nos locais de trabalho. Pelos seus olhos passam histórias de esperança, mas também a de muitas famílias traumatizadas. Muitos já deram a vida nesta luta. Merecem nosso respeito e todas as homenagens – destaca o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.
Já na Gaúcha, os ouvintes poderão acompanhar, ao longo de todo o dia, entrevistas com profissionais da linha de frente, relatando como tem sido a rotina de combate à pandemia. No Gaúcha Hoje, o Tiago Boff ouviu a Rita Gigliola Gomes Prieb, chefe do Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e uma das criadoras dos “supercrachás”, que identificava os profissionais que estavam por trás dos EPIs. No Atualidade, participou o infectologista André Luiz Machado, entrevistado no programa há quase um ano, no dia 13 de março de 2020 – última pessoa a ser entrevistada presencialmente na emissora. Já o Timeline fala com a psicóloga intensivista do Hospital da Restinga, Ana Paula Pereira.
O tema pautará um programa especial da Gaúcha, que vai ao ar às 19h, comandado pelo jornalista Daniel Scola. Às 19h30, em conjunto com as rádios de entretenimento da RBS, a Gaúcha irá transmitir o momento dos aplausos. Além disso, Atlântida, Farroupilha, 92 e 102.3 unem-se à ação com a valorização da campanha ao longo da programação e por meio do convite à audiência.
Uma nova campanha do movimento #juntoscontraovírus em jornal e nas redes sociais do Grupo RBS completa as iniciativas da mobilização, que será amplificada no digital com o uso da hashtag #aplausopelavida.
Entidades de toda a sociedade, governantes, empresas e toda a população estão sendo convidados a participar desse momento de união pela vida e pelos profissionais que estão à frente da luta contra a covid-19.