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Relações com Imprensa

Veículos da RBS levaram cobertura completa das Eleições 2020 a milhares de brasileiros

Somente na RBS TV, cerca de 2 milhões de telespectadores foram impactados ao longo do domingo (29), apenas na Grande Porto Alegre

Apuração dos votos foi transmitida em vídeo. Crédito: Reprodução.

Apuração dos votos foi transmitida em vídeo. Crédito: Reprodução.

Em todo ano eleitoral, os veículos do Grupo RBS se unem em uma produção jornalística intensificada. Em 2020, além das adaptações necessárias em razão da pandemia, os conteúdos jornalísticos foram planejados a partir de pesquisas aplicadas antes e depois da chegada da covid-19, apostando no que é realmente importante para o público e colocando o eleitor como protagonista da cobertura. Um novo formato de debate, estreias de programas multimídias e diversos outros conteúdos especiais foram preparados para cumprir com esse propósito, além de buscar auxiliar em uma escolha consciente no momento do voto.
A RBS TV promoveu, na sexta-feira (27), o último debate entre os candidatos às prefeituras de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. Apenas na Grande Porto Alegre, a ação teve média de 409 mil telespectadores por minuto, impactando 774 mil pessoas na região. Os quatro debates foram transmitidos também pelo G1 RS. A capital gaúcha obteve 162 mil acessos e as demais cidades obtiveram 10 mil, cada uma.
Já no domingo (29), dia em que os eleitores foram às urnas, também na região metropolitana, cerca de 1,9 milhão de telespectadores estiveram sintonizados na programação da RBS TV, que contou com flashes ao vivo, além de uma cobertura minuciosa nos programas. No mesmo dia, o G1 RS o registrou 5,5 milhões de acessos ao longo do dia de cobertura das eleições, sendo 2,5 milhões para a página de apuração de Porto Alegre.
No primeiro turno, esse número foi ainda maior: apenas no dia 15 de novembro, foram registrados 18 milhões de acessos em 24h, atingindo a marca de maior audiência do site, no mesmo período, dos últimos anos. A página mais acessada foi a da apuração de Porto Alegre, com 2,2 milhões de visualizações. Numa inciativa inédita, o G1 publicou, no primeiro turno das eleições, um texto para cada um dos 5.568 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, foram 497, com o resultado do pleito. Isso foi possível graças a um modelo de automação que utiliza inteligência artificial criado em conjunto com a área de Tecnologia da Globo. É um projeto sem precedentes no país. Todos os textos foram revisados por jornalistas, nas 26 redações do Brasil.
Quem se informou por meio de GZH pôde acompanhar uma cobertura dinâmica, constantemente abastecida com informações atualizadas antes, durante e após as votações, com notícias, reportagens, análise e opinião. Como resultado, apenas no último domingo, GZH totalizou 290 mil acessos na subeditoria de eleições, audiência que representou 21% do site como um todo. A apuração dos votos, transmitida em vídeo, feita em conjunto com a Gaúcha, alcançou 61.597 visualizações de página no site GZH.
No primeiro turno, a matéria de GZH que divulgou a lista dos vereadores eleitos em Porto Alegre totalizou mais de 200.000 acessos, enquanto a cobertura ao vivo resultou em um total de 162.393 visualizações de página.
Ao longo do período eleitoral, o jornal digital também proporcionou ao público diversos conteúdos especiais, como Papo Emoji, GZH Me Leva, Timeline Entrevista, entre outros. Apenas os produtos em vídeo, dentro do site e nas redes sociais, obtiveram cerca de 615 mil visualizações e geraram aproximadamente 165 mil interações. Além disso, entre outubro em novembro, GZH disparou 12 newsletters exclusivas sobre eleições, as quais alcançaram 1,3 mil inscritos.
Um dos grandes destaques da cobertura editorial das eleições 2020 foi o debate drive-in, promovido pela Gaúcha em duas edições, durante o primeiro turno. O formato inovador, pensado para garantir a realização dos debates sem deixar de lado a atenção com a saúde, repercutiu em veículos nacionais e foi adotado por outras emissoras do país. As duas edições foram transmitidas ao vivo, em vídeo, em GZH, e somaram 58 mil e 112 mil visualizações, respectivamente. No segundo turno, apenas com dois candidatos, um novo debate foi realizado entre Sebastião Melo e Manuela D’Avila na Redação Integrada, seguindo todos os protocolos de segurança, com transmissão pela Gaúcha e, em vídeo, por GZH, que obteve 67.544 visualizações.
Além de uma cobertura completa sobre eleições desde o início da campanha eleitoral, nos dias de votações, a equipe da Gaúcha dedicou toda a programação às eleições, para levar informação e análise aos ouvintes sobre a cobertura eleitoral, somando 24 horas de transmissão apenas sobre o tema.
Em Zero Hora, desde setembro, quando se deu início à mobilização pela corrida eleitoral, o cenário das eleições em todo o Estado esteve presente nas páginas do jornal diariamente. Durante os debates promovidos pela Gaúcha, a equipe do Grupo de Investigação da RBS (GDI) checou 45 falas, desdobrando-se em matérias em ZH.
A RBS também atuou contra as notícias falsas a partir do Comprova, projeto que reúne jornalistas de 28 diferentes veículos de comunicação do país — entre eles, GZH —, a fim de investigar as informações divulgadas durante as eleições. Entre agosto e novembro, GZH publicou 90 checagens feitas pela equipe do projeto.
Buscando entregar aos leitores uma cobertura completa da disputa eleitoral na Região Metropolitana, o Diário Gaúcho totalizou 50 páginas apenas sobre o assunto Entre os conteúdos, destaca-se no primeiro turno a apresentação das propostas dos candidatos em relação aos temas de educação, saúde, obras e transporte e uma reportagem especial, em que os moradores de Porto Alegre contaram o que esperam do próximo prefeito. Já no segundo turno, as propostas de Sebastião Melo e de Manuela D’Avila para seis bairros da Capital foram exploradas. Da mesma forma, o DG apresentou em matéria as propostas dos candidatos de Canoas, Jairo Jorge e Luiz Carlos Busato.
Com foco na Serra, o Pioneiro, em sua versão impressa, somou 150 páginas sobre eleições. O jornal digital contou, ainda, com 80 páginas extras em flips especiais, publicadas nos dois finais de semana das eleições. Já o Pioneiro.com contou com mais de 250 matérias publicadas que geraram um total de 1,1 milhão de visualizações de páginas entre 10 e 30 de novembro. Na Gaúcha Serra, apenas durante os dias de voto, os ouvintes puderam acompanhar localmente 18 horas completas com todas as informações.
Fonte: Kantar IBOPE Media Workstation Premium, Grande POA, audiência (Rat%) individual, tabela de programação, ELEIÇÕES DEBATE NOT, dia 27 de novembro 2020. Alcance (Rch%) individual RBS TV diário, dia 29 de novembro de 2020.