Grupo RBS prepara cobertura completa para o segundo turno das Eleições 2020 | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS prepara cobertura completa para o segundo turno das Eleições 2020

Centenas de profissionais estão mobilizados para levar ao público de GZH, Gaúcha, Zero Hora, RBS TV, Diário Gaúcho e Pioneiro todas as informações sobre a votação deste domingo (29)

Debate promovido pela Gaúcha entre os candidatos a prefeito de POA. Crédito: Jefferson Botega.

Debate promovido pela Gaúcha entre os candidatos a prefeito de POA. Crédito: Jefferson Botega.

Neste domingo (29), se encerra mais uma disputa eleitoral no Rio Grande do Sul, que irá definir os prefeitos em cinco municípios gaúchos. Assim como no primeiro turno, como forma de ajudar os eleitores na escolha de seus candidatos e de entregar conteúdo de todo o Estado, centenas de profissionais do Grupo RBS estarão mobilizados para entregar uma cobertura intensa das Eleições 2020.
A RBS TV promove, nesta sexta-feira (27), o último debate entre os candidatos às prefeituras de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas antes das votações. Os encontros devem durar cerca de uma hora e serão transmitidos simultaneamente após a novela A Força do Querer, com retransmissão na Gaúcha. Ao todo, serão três blocos de perguntas e respostas entre os candidatos: o primeiro e o terceiro com temas livres e o segundo com tema determinado, sorteado ao vivo. No encerramento, um espaço será dedicado para considerações finais.
Na data em que os eleitores irão às urnas, a emissora manterá os gaúchos informados sobre a movimentação do Estado a partir das 7h, com flashes ao vivo durante toda a programação da RBS TV, além de uma cobertura minuciosa nos programas. Para garantir esse fluxo, repórteres estarão espalhados nas cinco cidades onde há segundo turno e, à noite, acompanharão a apuração dos votos. No site do G1, haverá informações e apuração de votos em tempo real.
O debate entre os concorrentes de Caxias do Sul, transmitido pela RBS TV, terá cobertura completa de forma online, no Pioneiro.com, e transmissão pela Gaúcha Serra. Todo o conteúdo jornalístico publicado desde o início da campanha sobre os concorrentes do segundo turno estará reunido em um caderno digital, publicado no sábado em Pioneiro. Os leitores também poderão conferir reportagens com a opinião dos concorrentes sobre oito pontos importantes para o futuro de Caxias e sobre os candidatos na visão dos filhos. No dia da votação, a arrancada terá programação local da Gaúcha Serra, entre 6h e 9h, seguindo em rede, ao longo do dia, com entrevistas dos candidatos e a apuração dos votos. Toda a repercussão das eleições estará no digital e no impresso de Pioneiro na segunda-feira.
Buscando contribuir para a escolha do voto, o Diário Gaúcho perguntou aos candidatos a prefeito de Porto Alegre e de Canoas quais os projetos que eles possuem, especificamente, para alguns dos mais importantes e populosos bairros de ambas as cidades. As respostas estarão em uma reportagem especial, publicada na edição deste final de semana. O jornal também traz o serviço completo para quem vota neste segundo turno.
Em Zero Hora, o leitor também encontrará informações essenciais para que consiga decidir o seu voto nas urnas. A Superedição do fim de semana trará os perfis de Manuela D’Ávila e Sebastião Melo, uma matéria mostrando os números que desafiam o futuro prefeito de Porto Alegre, o serviço completo da votação e a os detalhes sobre os segundos turnos em Caxias, Canoas, Pelotas e Santa Maria, além de um conteúdo de apresentação das 18 capitais que ainda estão em disputa.
Ao longo de todo o domingo, GZH terá repórteres nas ruas desde o início da manhã até o final da noite acompanhando os candidatos e a movimentação dos eleitores em Porto Alegre e nas outras quatro cidades em que haverá segundo turno, com atualizações constantes de serviço e movimentação, além de análises e opiniões dos colunistas sobre os resultados.
A Gaúcha, que já promoveu o primeiro debate deste turno, dedicará toda a programação, a partir da madrugada de sábado para domingo, para levar informação e análise aos ouvintes sobre a cobertura eleitoral. A rádio terá repórteres acompanhando os locais de votação nas cinco cidades onde há segundo turno e também em São Paulo e em Brasília, onde a reportagem vai acompanhar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir das 17h, a tradicional cobertura da apuração dos votos feita pela Rádio Gaúcha contará com uma live transmitida em GZH, com imagens dos comitês eleitorais e dos jornalistas à frente da cobertura na rádio (Daniel Scola, dos estúdios, e Antônio Carlos Macedo e Rosane de Oliveira, em teletrabalho). O compilado de todas as análises sobre os resultados será enviado via newsletter, na segunda-feira (30), para os leitores interessados. Para receber o conteúdo, basta se inscrever em gauchazh.com.br/boletimeleicoes.
Na segunda-feira (30), ZH analisará os motivos por trás do resultado, a relação do futuro prefeito com a nova composição da Câmara e contará sobre os primeiros passos da transição. Na mesma edição, também será possível conferir uma reportagem especial mostrando o que o resultado das 26 capitais diz a respeito da política nacional.
Assim como no primeiro turno, toda a cobertura foi planejada de forma a garantir toda a segurança de saúde de todos os profissionais envolvidos, obedecendo a protocolos rígidos, visando proteger ao máximo os colaboradores e também o público entrevistado. Nas sedes da RBS, medidas sanitárias foram reforçadas, como distanciamento entre as pessoas, limpeza e utilização de equipamentos de proteção.