GZH lança série de vídeos com a proposta de combater a desinformação | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

GZH lança série de vídeos com a proposta de combater a desinformação

Em seis episódios, Fluência em Notícias irá abordar alguns dos principais tópicos que envolvem a produção e o consumo de um jornalismo de qualidade

Em um cenário em que as fake news alcançaram proporções tão significativas, tornando-se uma prática já difusa na sociedade, é no jornalismo profissional que as pessoas encontram informações de qualidade, feitas por meio de rigorosos processos de apuração e checagem. Porém, para poder fazer uma análise crítica do que se está consumindo, mais do que acompanhar veículos jornalísticos de credibilidade, é preciso ter clareza de como as informações são construídas e de que forma os conteúdos se diferenciam. Para ajudar nessa tarefa, nesta quinta-feira (15), GZH lançou Fluência em Notícias, uma série de seis vídeos que se propõe a ajudar na compreensão dos processos jornalísticos e a aproximar o leitor da Redação Integrada.
Para o vídeo de estreia, publicado hoje, GZH trouxe a diferença entre notícia e opinião. O conteúdo aborda desde o conceito das duas noções, como trabalham repórteres e colunistas, até como eles são apresentados graficamente na plataforma, passando pela pluralidade de opiniões. Assista ao vídeo aqui.
– Entendemos que a educação midiática é uma das principais maneiras de combater a desinformação. Com esta série de vídeos, queremos contribuir para que nossos usuários tenham fluência no consumo de notícias e possam fazer uma análise crítica das informações que leem em GZH e no ambiente digital – destaca a gerente de Produto Digital GZH, Débora Pradella.
Ao longo das próximas semanas, verificação de prints e links, identificação de fake news, navegação em GZH e a construção de uma notícia são alguns dos tópicos que serão apresentados. Os conteúdos podem ser acompanhados na tag Fluência em Notícias, em GZH.
Confira o cronograma completo da série de vídeos:
15/10 – Informação x Opinião
Você sabe a diferença entre informação e opinião? Mostramos como GZH identifica e diferencia esses dois tipos de conteúdo
21/10 – Prints e links
Como conferir se o print de GZH que eu recebi é verdadeiro? Por que eu devo desconfiar de prints compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens? Como conferir se o link que eu recebi é realmente de GZH?
4/11 – Título e texto + identificar fake news
Por que eu devo ler além da manchete de uma notícia? Como diferenciar um texto noticioso de uma fake news?
19/11 – Navegando em GZH
Como navegar em GZH para me manter informado sobre assuntos do meu interesse? Que recursos podem me ajudar?
3/12 – Como falar com e em GZH?
Como você pode dar sua opinião nas reportagens de GZH? Como sugerir uma pauta e como contatar a Redação?
17/12 – Como se constrói a notícia?
Como são os processos jornalísticos de GZH, da pauta até a matéria no ar? Como funciona a estrutura da Redação?