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Marcelo Rech será consultor, comentarista e colunista do Grupo RBS

Em decisão planejada com a empresa, Rech deixa suas funções executivas, mas segue presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), representando a RBS, e permanece contribuindo como jornalista

Marcelo Rech. Crédito: Franco Rodrigues.

Marcelo Rech. Crédito: Franco Rodrigues.

Após 36 anos de uma reconhecida carreira no Grupo RBS, o vice-presidente Editorial e Institucional, Marcelo Rech, deixa suas funções executivas na empresa e volta a contribuir como jornalista. Em breve, Rech iniciará sua participação com comentários na Rádio Gaúcha e colunas em Zero Hora e GZH, além de permanecer como presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) – cargo para o qual foi reeleito em agosto –, representando a RBS. Também atuará como consultor para temas editoriais.
– Como a RBS, suas pessoas, seus conteúdos e produtos não podem estar em melhores mãos, é hora de procurar colaborar de outras formas. De modo bem pensado e longamente planejado, estou dando aquele passo que um dia chega. Para quem não sabe, meu objetivo era seguir nesta toada até os 60 anos – e, em janeiro, viro os 61. Sempre defendi que precisamos saber mudar ou, ao menos, nos preparar para a mudança. Não podia ser diferente agora comigo – escreveu Rech em carta endereçada aos colaboradores da RBS.
Nos últimos anos, Marcelo liderava o tema editorial no Comitê Executivo, sempre defendendo com contundência os valores da empresa e a independência jornalística. Premiado jornalista, em sua trajetória na RBS, atuou como redator e repórter especial, com coberturas como as guerras do Golfo e da Iugoslávia e a dissolução da União Soviética. Desde 1993, vinha ocupando cargos executivos, entre eles os de editor-chefe e de direção de Redação de Zero Hora, nos quais permaneceu por 15 anos, e a coordenação do Comitê Editorial. Ex-presidente do Fórum Mundial de Editores, Rech exerce, além da ANJ, cargos em diferentes entidades nacionais e internacionais, como o de membro do comitê executivo da World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-Ifra).
– Embora não seja uma despedida, faço questão de destacar o quanto somos gratos ao Marcelo por sua contribuição e seu comprometimento e, especialmente, pela sua lealdade e ética. Em nome dos acionistas, do Comitê Executivo e de todos os colegas, nosso muito obrigado pela dedicação e pelas lições que todos nós aprendemos com ele ao longo dessa trajetória – ressalta o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Com as mudanças, forma-se um novo Comitê de Jornalismo, coordenado pela diretora Marta Gleich e que reúne lideranças de redações da empresa. Marta vem se dedicando nos últimos anos a projetos de transformação e integração de redações. Atualmente, está à frente do projeto de Jornalismo de Soluções e tem estudado tendências e novas perspectivas para tornar o jornalismo cada vez mais contemporâneo, em linha com os desafios da RBS. Já o Departamento Jurídico, que também era supervisionado por Rech, passa a fazer parte da estrutura da diretora-executiva de Finanças, Mariana Silveira. O relacionamento institucional será feito por diferentes representantes da empresa, conforme a área de atuação.