Grupo RBS leva às casas dos gaúchos a celebração mais tradicional do RS | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS leva às casas dos gaúchos a celebração mais tradicional do RS

Iniciativa vai proporcionar que o público aproveite de forma virtual o Mês Farroupilha, além de oferecer um espaço para as marcas que querem se conectar com o público

Anúncio Coração Tradicionalmente Gaúcho. Crédito: Divulgação.

Anúncio Coração Tradicionalmente Gaúcho. Crédito: Divulgação.

O Mês Farroupilha é um dos momentos mais aguardados do ano pelos gaúchos. O evento festivo mobiliza o Rio Grande do Sul e evidencia a importância do movimento tradicionalista para o Estado. Anualmente, o Grupo RBS se junta às milhares de pessoas que circulam no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – onde as celebrações se concentram em Porto Alegre – e marca presença por meio do Galpão RBS, espaço que proporciona diversas atrações aos tradicionalistas e uma série de oportunidades para os seus parceiros fortalecerem a conexão das suas marcas com o público.

Em função da pandemia do coronavírus, as atividades de 2020 do Acampamento Farroupilha foram canceladas. Com o objetivo de deixar a celebração viva e manter aberto o canal entre as marcas que querem estar na vida dos gaúchos nesse período, a RBS criou uma programação especial para o mês de setembro, com um hotsite temático dedicado ao Mês Farroupilha. Na plataforma, conteúdos como matérias, lives, webséries, vídeos, podcast e desafios serão publicados diariamente e disponibilizados de forma gratuita. A iniciativa conta com o patrocínio do O Boticário e BIG e tem o apoio de Tumelero.

– A pandemia nos mostrou que a tecnologia é uma das formas de viabilizar a conexão e a celebração entre as pessoas. A plataforma digital do Grupo RBS, além de seus veículos essenciais, é o melhor lugar para que o nosso Estado possa celebrar os seus costumes e valorizar as suas tradições durante esse período e, é claro, permitir que as marcas estejam presentes nesse momento com a mesma força de sempre, mostrando a sua conexão com os gaúchos – destaca o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.

Um dos destaques é a gamificação, que contará com a criação de um personagem, customizado de acordo com as preferências dos usuários. A cada conteúdo consumido, o usuário acumulará pontos, que poderão resultar em pequenas premiações no fim da sua jornada no game.

Além disso, para tornar a experiência mais completa, será possível visualizar os piquetes dos parceiros do projeto, simulando o Acampamento Farroupilha. Nos espaços, serão disponibilizados diversos conteúdos para que o público possa interagir e participar das festividades sem sair de casa. As formas de interatividade no site serão valorizadas ao longo de chamadas na Rádio Gaúcha.

Para dar destaque às principais ações e compartilhar com o público o sentimento e a conexão com o Estado, uma campanha institucional do Grupo RBS também marca o Mês Farroupilha. Com o conceito ”Coração Tradicionalmente Gaúcho”, a campanha busca destacar que, embora as portas do Acampamento Farroupilha estejam fechadas, um dos CTGs mais importantes estará aberto: o coração de cada gaúcho. Do dia 1º ao dia 20 de setembro, serão veiculados materiais nos jornais, na RBS TV, nas rádios e nas redes sociais do Grupo RBS.

Saiba mais sobre os conteúdos exclusivos preparados para o projeto:   

Cobertura jornalística: os principais acontecimentos das festividades no Rio Grande do Sul serão temas de matérias em GaúchaZH, na Rádio Gaúcha e nos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro.

Websérie e vídeos: em quatro episódios, uma websérie celebrará o Mês Farroupilha à distância a partir de uma seleção das músicas mais emblemáticas do Estado e da valorização de hábitos que vão além do chimarrão (como o dicionário gauchês, por exemplo). Já os vídeos, comandados pelo jornalista José Alberto Andrade, abordarão causos do Estado e a história do hino do Rio Grande do Sul.

Programação especial na Rádio Gaúcha: a fim de transmitir a cultura local para os ouvintes, durante o mês de setembro a Gaúcha terá uma programação especial composta por batalhas musicais, programas dedicados à música tradicionalista e diversos outros conteúdos com foco na cultura gaúcha.

Cobertura gastronômica: o Destemperados, multiplataforma de conteúdo gastronômico do Grupo RBS, ficará responsável por homenagear as comidas e as personas dos piquetes a partir de receitas, hotlists e entrevistas. Além disso, também organizará “o maior churrasco virtual do mundo”, estimulando os leitores a enviarem suas fotos e vídeos com receitas de dicas de churrasco. Todo o material será compilado no hotsite, para que o público possa acompanhar e curtir.

Lives: as atrações musicais são um sucesso à parte no Acampamento Farroupilha. Para levar essa mesma emoção para as casas das pessoas, serão transmitidos quatro shows com atrações já conhecidas do público tradicionalista: Pedro Ernesto e Banda (6/9, às 11h), Shana Müller e banda (12/9, às 17h), Show Farroupilha com Gugu Streit e bandas convidadas (13/9, às 11h) e Os Fagundes (20/9, às 11h).

Dança Farroupilha: a dança é uma das manifestações culturais mais fortes para os gaúchos. Por isso, será lançado um desafio, convidando o público a postar vídeos dançando com a hashtag #DançaFarroupilha no Instagram, concorrendo a diversos prêmios.

Oficina de chimarrão: websérie de três episódios com dicas de como montar a bebida mais tradicional dos gaúchos, diferentes técnicas para fazer um bom chimarrão, qual a temperatura ideal da água e outras informações relevantes para aperfeiçoar a cultura.

Podcast Mês Farroupilha: em tom bem humorado, o podcast vai contar, ao longo de três episódios, sobre o jeito gaúcho de ser, com base no Mês Farroupilha e com a contribuição de representantes locais e convidados.

Contação de histórias: sucesso com o público infantil que anualmente visita o Galpão RBS, a contação de histórias gaúchas neste ano será em formato de vídeo, para que as crianças possam acompanhar de casa. Serão três episódios, com 10 minutos de duração cada.