RBS Talks: marcas devem ser autênticas e ter propósito durante a pandemia | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS Talks: marcas devem ser autênticas e ter propósito durante a pandemia

Primeira edição de 2020 do evento discutiu transformações do consumo e comunicação na crise

RBS Talks. Crédito: Reprodução.

RBS Talks. Crédito: Reprodução.

Quais mudanças a pandemia trouxe ao comportamento de consumo? E como as marcas devem se posicionar neste momento de crise, projetando a retomada? Esses questionamentos estiveram em debate na primeira edição do RBS Talks, encontro exclusivo de conteúdo para o mercado de comunicação promovido pelo Grupo RBS. O evento ocorreu terça-feira (30) e foi transmitido pelo YouTube.

Participaram a diretora comercial da regional Sul/Sudeste da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, e a vice-presidente de atendimento da Kantar, Divisão de Insights, Silvia Quintanilha. A mediação foi do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.

Para Giovana Alcântara, foram muitas as transformações nas rotinas das pessoas – da explosão do e-commerce ao home office ser visto como oportunidade de melhorar resultados dos negócios. Segundo ela, o consumo de mídia nunca foi tão cross, com a ampliação do número de telas e experimentação de novas possibilidades digitais.

– Quanto mais devices, mais oportunidades para a publicidade. Quanto mais conexão, mais oportunidades para alcançar o público. O desafio é levar a mensagem ideal no tempo certo, no lugar certo e para a pessoa certa – apontou a executiva.

A diretora comercial da Kantar ressaltou a importância da comunicação permanecer ativa neste cenário.

– As marcas que seguiram investindo em publicidade se recuperaram nove vezes mais rápido após a crise de 2008. Além disso, 19 entre as 20 marcas mais valiosas do ranking BrandZ Brasil não deixaram de anunciar durante a pandemia – enfatizou Giovana.

Autenticidade e propósito

Mas como se sobressair neste período? Segundo Silvia Quintanilha, as marcas devem ser autênticas, relevantes e ter propósito. Estudos conduzidos pela Kantar mostram que a comunicação que oferece uma ajuda tangível ao consumidor gera melhores respostas.

– A partir do momento que a comunicação é mais tangível, ela é diferenciadora, se torna relevante na vida. Essas são as marcas que mais rapidamente serão lembradas como tendo um papel importante naquele momento – destacou Silvia.

A vice-presidente de atendimento da Divisão de Insights reforça que as pessoas esperam que as marcas atuem de forma responsável – e que a falta de posicionamento também é uma forma de se posicionar.

– Encontre o papel mais significativo que a sua marca pode desempenhar. A marca que não se ocultar, que estiver presente, vai se recuperar mais rapidamente – recomendou.

Para Marcelo Pacheco, o encontro salientou o papel do Grupo RBS em oferecer soluções efetivas às marcas que desejam crescer e se fortalecer no Rio Grande do Sul.

– Nosso objetivo é aproximar conhecimento dos gestores de comunicação para que possam tomar decisões cada vez mais acertadas, sobretudo neste momento tão delicado para todos – afirmou o vice-presidente de Mercado da RBS.

Sobre o RBS Talks Em meio a um contexto desafiador para a economia, o Grupo RBS promove uma série de encontros exclusivos de conteúdo para o mercado de comunicação. O objetivo é contribuir para a visão mercadológica e estratégica sobre o cenário da crise, além de provocar debates que colaborem para a busca de soluções e instiguem o mercado a fazer a diferença. A iniciativa reforça o compromisso da RBS de ser parceira e consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir em comunicação de forma eficiente para se conectar com os gaúchos.