Marcas do Grupo RBS apostam no Jornalismo de Soluções para debater saídas para o transporte coletivo de Porto Alegre | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Marcas do Grupo RBS apostam no Jornalismo de Soluções para debater saídas para o transporte coletivo de Porto Alegre

A partir desta sexta-feira (19), cobertura dá visibilidade para diferentes opiniões, exemplos, projeções e análises, com foco na resolução do problema e no desenvolvimento do Estado

Reportagens especiais apontam soluções para transporte coletivo de Porto Alegre. Crédito: Mateus Bruxel.

Reportagens especiais apontam soluções para transporte coletivo de Porto Alegre. Crédito: Mateus Bruxel.

Comprometidos em ampliar espaços de debate e provocar a reflexão em busca de soluções, os veículos do Grupo RBS se uniram em uma produção jornalística integrada para debater sobre o sistema de transporte público em Porto Alegre. A partir desta sexta-feira (19), RBS TVGaúchaZero Hora, Diário Gaúcho e GaúchaZH irão mostrar alternativas propostas por especialistas para a melhora do transporte coletivo – uma discussão que se mostrou ainda mais urgente em meio à pandemia do coronavírus.

Segundo dados do aplicativo Moovit referentes ao dia 17 de abril, cerca de um mês depois de medidas de distanciamento social serem implantadas em Porto Alegre, apenas três de cada 10 usuários do transporte público embarcaram em algum ônibus da Capital. No modelo atual, o sistema está se tornando insustentável e corre risco de extinção.

Para ampliar o debate sobre o problema e as possíveis formas de solucioná-lo, marcas do Grupo RBS estão apostando no Jornalismo de Soluções: uma prática que coloca no centro diferentes visões, exemplos, projeções e análises sobre questões relevantes da sociedade, com foco na resolução e no desenvolvimento do Estado.

– Com o objetivo de contribuir ainda mais com seus públicos, RBS TV, Gaúcha, Zero Hora, GaúchaZH, Diário Gaúcho e Pioneiro estão intensificando a prática do Jornalismo de Soluções: uma linha editorial que dá amplo espaço para o debate das saídas dos grandes problemas da sociedade. É mais uma forma de materializar o propósito do Grupo RBS, que é fazer jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor – explica a diretora de Jornalismo de Jornais e Rádio e coordenadora do projeto Jornalismo de Soluções, Marta Gleich.

Com esse objetivo, nesta manhã, o Bom Dia Rio Grande deu início ao debate com a participação da população, que foi questionada sobre os principais problemas do meio de transporte. As dúvidas foram esclarecidas ao vivo a partir de soluções já apuradas pelos repórteres e vídeos de especialistas. Ao longo do dia, o tema seguirá sendo debatido na RBS TV. No Jornal do Almoço, uma reportagem especial mostrará novas possibilidades de financiamento e as cidades onde essas alternativas foram aplicadas. Já o RBS Notícias vai tratar dos desafios causados pela pandemia do coronavírus e alternativas para a resolução.

Em GaúchaZH, a reportagem especial está dividida em seis capítulos. Neles, serão discutidos o diagnóstico do problema, as soluções e os exemplos que podem servir de inspiração e debatido como a melhoria no transporte coletivo beneficia a cidade de forma geral, não apenas os passageiros de ônibus. Todos os conteúdos serão publicados nesta sexta-feira e ganharão destaque ao longo dos próximos dias. Além das reportagens, o assunto também será desdobrado pelos colunistas e distribuído em redes sociais.

A construção dos conteúdos contou com a participações dos leitores – que, convidados por meio das redes sociais, compartilharam o que os afasta do transporte coletivo e quais melhorias os levariam a usá-lo. As informações foram cruzadas com as propostas apontadas pelos especialistas como alternativas para evitar o colapso do sistema.

Ao longo do dia, as fontes das matérias também vão expor suas análises na Rádio Gaúcha, durante os programas Gaúcha Mais e Estúdio Gaúcha.

No sábado (20), o conteúdo ganha as páginas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. Em Zero Hora, o tema será analisado em profundidade ao longo de quatro páginas, além da chamada na capa da Superedição de fim de semana. A reportagem também será o tema da Carta da Editora, que destacará a importância do Jornalismo de Soluções. No Diário Gaúcho, o tema – de alto interesse para os leitores do jornal – será desdobrado em quatro páginas da seção DG+ e terá espaço especial na capa do jornal.

Todas as reportagens foram apuradas e produzidas pelos repórteres Alberi Neto, Bruna Vargas e Josmar Leite.

O Jornalismo de Soluções não é novidade nas reportagens dos Grupo RBS. Em um momento como o que estamos vivendo, no entanto, entende-se que a prática mostra-se ainda mais necessária. Mais do que apontar e diagnosticar problemas, a aposta é em abrir amplos espaços para o debate de soluções por meio da visibilidade de diferentes visões e exemplos e da análise de dados. Outros conteúdos com esse viés podem ser encontrados nos links de GZH e G1.