Com conteúdos especiais, Pioneiro e Gaúcha Serra homenageiam os 130 anos de Caxias do Sul | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Com conteúdos especiais, Pioneiro e Gaúcha Serra homenageiam os 130 anos de Caxias do Sul

A fim de valorizar a memória e a essência da cidade, jornal celebrará o aniversário do município por meio de imagens que estimulem sentimentos de pertencimento e orgulho. Na rádio e nas redes sociais, conteúdo ganha outros formatos

Monumento Nacional ao Imigrante. Crédito: Porthus Junior.

Monumento Nacional ao Imigrante. Crédito: Porthus Junior.

Marco da colonização italiana no Rio Grande do Sul e segundo polo metalmecânico brasileiro, Caxias do Sul comemora neste sábado (20) 130 anos de emancipação. Para a data, o jornal Pioneiro e a Gaúcha Serra, que valorizam os principais assuntos da região, irão marcar o aniversário da cidade com conteúdos focados em imagens e áudios que resgatam a memória de Caxias e evidenciam as singularidades do importante centro da Serra Gaúcha, estimulando os moradores a manifestarem o orgulho e o sentimento de pertencimento à cidade.

Entrando no desafio que está em alta nas redes sociais, que convida o público a contar o cotidiano da pandemia por meio de imagens em preto e branco, o caderno Almanaque deste final de semana (20 e 21 de junho) buscará traduzir a essência de Caxias do Sul por meio de 20 fotografias que registram o dia a dia do município diante do novo contexto. Em conjunto às imagens, um texto-crônica do Ciro Fabres, editor do Pioneiro e comunicador da Gaúcha Serra, irá compor o conteúdo. Em versão sonora, o texto de Ciro ganhará trilha e será lido pelo próprio comunicador neste sábado.

Além disso, um caderno especial que será veiculado no Pioneiro e em Zero Hora de Porto Alegre e região marcará os 130 anos. Com 12 páginas, o material irá valorizar personagens, gastronomia e pontos turísticos que compõem a cidade e fazem Caxias ser o que é, celebrando a história e o povo da cidade, sem deixar de lado o olhar para o “novo normal”, que tem marcado o dia a dia dos caxienses.

Na coluna Memória, Rodrigo Lopes desafia as lembranças e o conhecimento do leitor sobre a cidade. A partir de cortes fechados ou detalhes de imagens, o colunista instiga a memória da população sobre antigos espaços de Caxias. No Pioneiro.com, também será publicada uma matéria especial com slides de fotos antigas da cidade, sobrepostas com imagens de hoje.

–  É um aniversário histórico, diferente, mas não poderíamos deixar de celebrar tudo o que nossa gente construiu nesta terra em 130 anos. Sem encontro, de maneira singela, mas vamos apresentar conteúdos com marcas da nossa identidade. Estamos convidando nosso público a também homenagear a cidade e os moradores com imagens que nos orgulham – afirma Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias

Desde ontem (18), os 130 anos também estão sendo comemorados nas redes sociais, com a tag #130anoscaxias que, por meio de fotografias clicadas pelos fotógrafos do Pioneiro, está mostrando olhares diferentes de detalhes de pontos clássicos da cidade. Marcada pela interatividade, a iniciativa convidará os leitores a descobrirem onde as imagens foram registradas.