Em conteúdo especial, GaúchaZH reforça seu compromisso com a precisão da informação | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Em conteúdo especial, GaúchaZH reforça seu compromisso com a precisão da informação

Integrante do Projeto Credibilidade desde o final de 2019, plataforma enfatiza seu comprometimento com um jornalismo transparente

Matéria descreve os bastidores das produções jornalísticas. Crédito: Isabel Gomes.Diante do propósito jornalístico de garantir informação certificada, útil e precisa à sociedade, durante a cobertura da crise do coronavírus, a equipe de Jornalismo do Grupo RBS tem se empenhado ainda mais para entregar uma cobertura completa. Para isso, busca fontes de qualidade e explica, debate e analisa ações, resultando em uma produção jornalística confiável e segura, tarefa que se torna ainda mais desafiadora com o distanciamento entre a equipe que, desde o final de março, está trabalhando de forma remota. Estreitando sua conexão com o público por meio de uma relação próxima e transparente, os bastidores dessa produção jornalística estão descritos em uma matéria publicada nesta segunda-feira (11), em GaúchaZH Zero Hora.

Na reportagem, toda a produção é detalhada, evidenciando critérios para escolha das pautas e fontes, processos de apuração e cuidados éticos para oferecer um conteúdo de qualidade para o leitor. Repórteres e editores de GZH foram ouvidos para exemplificar como o processo é feito desde a apuração até a informação chegar ao público, conteúdo também detalhado em vídeo que, por meio de ilustração, sintetiza como a redação trabalha.

Na força-tarefa promovida pelos profissionais da Redação Integrada, destaca-se o cuidado com fontes, checagem e precisão para a informação. Durante a pandemia, a complexidade do tema faz com que os critérios na busca por especialistas em saúde, economia e política sejam ainda mais rigorosos, a fim de entregar informação clara e de qualidade.

A ação faz parte de medidas que GaúchaZH busca exercer em seus processos de trabalho, como forma de produzir um jornalismo transparente para o público. Desde o final de 2019, a plataforma integra o Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro de uma iniciativa mundial chamada The Trust Project. Com o objetivo de apresentar ferramentas e técnicas para promover um jornalismo confiável, o projeto desenvolve padrões de transparência entre mais de 200 veículos de jornalismo ao redor do mundo, para que o público avalie a qualidade e a credibilidade da imprensa. Na reportagem de GZH, os coordenadores do Credibilidade no Brasil Francisco Belda e Angela Pimenta participaram como fontes.

– Cuidados com fontes, checagem, precisão, busca de mais de uma visão sobre os fatos e pautas que reflitam o interesse do público sempre foram características do nosso trabalho. Isso tudo se intensifica neste momento em que estamos diante da mais complexa cobertura que já enfrentamos – afirma o gerente-executivo de Jornalismo, Nilson Vargas.

Desde o início da crise do coronavírus, diversas iniciativas foram promovidas por GaúchaZH para deixar o público por dentro das principais informações sobre a pandemia. É o caso da Newsletter Coronavírus, das editorias Coronavírus Serviço e Fique Bem, do Painel Coronavírus e da retomada do Projeto Comprova. Além disso, a plataforma produziu séries de entrevistas diárias, reportagens especiais e conteúdos de perguntas e respostas.