Grupo RBS propõe mobilização #juntoscontraovírus | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS propõe mobilização #juntoscontraovírus

Ação da empresa quer contribuir com a conscientização dos gaúchos para a prevenção da covid-19, a partir do jornalismo profissional

Anúncio #juntoscontraovírus. Crédito: Divulgação.

Anúncio #juntoscontraovírus. Crédito: Divulgação.

O papel do jornalismo profissional é fundamental e necessário e seu benefício à sociedade fica ainda mais claro em momentos de crise, como o que estamos vivendo com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Rio Grande do Sul. Essa é a crença do Grupo RBS, cujas Redações têm trabalhado vigorosamente para garantir informações úteis e verdadeiras para os gaúchos, em todos os seus veículos. É preciso combater o pânico causado pela disseminação de notícias falsas e conscientizar o público sobre as medidas que podem contribuir para minimizar os danos da covid-19.

É movida por esse propósito, que a RBS está propondo a ação #juntoscontraovírus. Além de valorizar todo o conteúdo que vem sendo produzido, o movimento tem o objetivo de acompanhar, com os gaúchos, tudo que esse momento vai significar e dar luz a quem está fazendo a diferença.

– A prioridade número um da RBS é manter a informação à disposição do público. Por isso, a nossa operação não pode parar. Não mediremos esforços nesse sentido. É hora de estar ainda mais junto aos gaúchos – destaca o CEO da RBS, Claudio Toigo Filho.

Além da constante prestação de serviço à comunidade, a empresa também está tomando medidas internas para preservar a saúde de seus colaboradores, contribuindo para minimizar a propagação da doença, além de garantir que o jornalismo e o entretenimento não parem.

Na RBS TV, por exemplo, começou nesta quarta-feira (18) a “bancada virtual”, com entradas ao vivo dos comentaristas desde suas casas. Além disso, escalas e dinâmicas (como reuniões de pautas) foram mudadas, para cumprir ao máximo a recomendação dos órgãos de saúde. Para os apresentadores dos telejornais, a orientação é de que mantenham a distância recomendada também no estúdio, assim como os repórteres e os entrevistados.

Na Redação Integrada de GaúchaZH, a orientação é ampliar a operação remota ao máximo. Para isso, muitos jornalistas também já estão atuando em teletrabalho. As entrevistas estão sendo realizadas preferencialmente via telefone. Os repórteres que precisam ter contato pessoalmente com as fontes devem manter a distância segura.

Nas rádios de entretenimento e na Gaúcha, foi organizada uma escala entre os comunicadores que prevê um contingente mínimo nos estúdios – evitando a aglomeração de pessoas. O Gaúcha Hoje, por exemplo, já está sendo conduzido por Antônio Carlos Macedo de casa, com a participação do Jocimar Farina, no estúdio, e da Giane Guerra e do Cléo Kuhn, em teletrabalho. Já o Atualidade mantém Daniel Scola direto do estúdio e as comentaristas Rosane de Oliveira e Carolina Bahia à distância.

O Pretinho Básico, a partir de segunda-feira (23), terá apenas Rafael Menegazzo – o Rafinha – conduzindo o programa direto do estúdio nas duas edições. O restante do elenco atuará remotamente. O mesmo se repete em toda a programação das rádios da RBS.

Confira outras iniciativas do Grupo RBS:

Acesso gratuito a conteúdos de serviço – Desde segunda-feira (16), usuários – assinantes ou não assinantes – de GaúchaZH e do Pioneiro digital podem consumir gratuitamente no site matérias que esclareçam dúvidas frequentes e forneçam orientações sobre como lidar com o vírus.

Mais tempo de jornalismo – Em conjunto com a Rede Globo, a RBS TV ampliou a grade de jornalismo da emissora em mais de quatro horas de serviço e informação dedicadas a atualizações sobre a pandemia – duas delas em programa exclusivamente voltado ao tema, chamado de Combate ao Coronavírus (no ar das 10h às 12h).

Guia encartado – Os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho desta quinta-feira (19) levam aos leitores um guia encartado sobre o assunto. O conteúdo também vai estar disponível em GaúchaZH e em formato de PDF, para compartilhamento via WhatsApp e demais redes sociais.

Boletim coronavírus – Elaborado por GaúchaZH, o boletim enviado por e-mail com o resumo das últimas notícias da covid-19 será enviado duas vezes ao dia para as pessoas cadastradas, sejam elas assinantes de GZH ou não. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar no link.

Lista de distribuição – A partir de segunda-feira (16), assinantes de GaúchaZH podem receber atualizações sobre o tema também via WhatsApp.

Consultoria na Gaúcha 2 – No canal da Gaúcha disponível em GZH em eventos ou coberturas especiais, consultorias com especialistas são disponibilizadas gratuitamente para o público de segunda a sexta-feira, em duas edições diárias: uma durante o Atualidade e outra durante o Gaúcha +. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o número disponibilizado pela rádio ao longo dos programas. As conversas entre ouvintes e especialistas vão ao ar no canal digital e estão disponíveis posteriormente em formato de podcast. Clique aqui para saber mais.

Drops de conteúdos – Na Gaúcha, spots com dicas de especialistas para se prevenir da doença estão sendo divulgados ao longo da programação. Da mesma forma, a RBS TV irá utilizar o espaço do intervalo comercial e dos telejornais para repassar orientações apresentadas para conter a circulação do vírus, com apresentação dos comunicadores da casa.

Consolidado de perguntas e respostas Para esclarecer dúvidas sobre o vírus, GaúchaZH convidou seus leitores a mandarem perguntas relacionadas ao assunto. As questões — que podem ser enviadas por WhatsApp (51) 99667-4125 — estão sendo respondidas por especialistas e compiladas no link.

Consolidado de matérias – No G1, uma chamada na capa do site direciona os leitores para uma página com todo o conteúdo local sobre o tema. Em GaúchaZH, é possível acompanhar um especial sobre o tema.

Mapa de desenvolvimento da contaminação no Estado – Durante os telejornais da RBS TV, será atualizado o desenvolvimento da contaminação no Rio Grande do Sul. Os conteúdos serão acompanhados de um QR code para mais informações.

Canais para esclarecimento de dúvidas – Os veículos RBS TV, GaúchaZH e Gaúcha estão disponibilizando números de WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas da população sobre o coronavírus. Confira os contatos:

RBS TV – (51) 99388-5555

GaúchaZH – (51) 99667-4125

Gaúcha – (51) 99388-8555