CORONAVÍRUS | DIRETRIZES INTERNAS | Grupo RBS
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Relações com Imprensa

CORONAVÍRUS | DIRETRIZES INTERNAS

Seguimos acompanhando o avanço da Covid-19 e seus impactos no país e em nosso Estado. Como já reforçamos, o cenário é dinâmico e, por isso, também permaneceremos constantemente atualizando nossas recomendações para contribuir com a prevenção à doença. Lembramos que todas as nossas medidas têm como premissa preservar a saúde de nossos colaboradores e cumprir com nosso propósito – fazer jornalismo e entretenimento, garantindo a manutenção da atividade operacional da empresa, especialmente de nossas áreas de produto. Seguem as diretrizes internas determinadas pela empresa que estão valendo até o momento:

  • A partir de segunda-feira (23), o Jornal do Almoço terá edição única para todo o Estado. Os blocos locais ficarão temporariamente fora do ar;
  • Os atendimentos na CAF e no SESMT serão realizados por telefone e não mais presencialmente. As ligações serão atendidas diretamente pelos nossos médicos e dentistas, que farão a orientação direcionando para o serviço conveniado mais adequado. Contate a CAF pelo número (51) 3218-6234 ou no plantão 24 horas – (51) 99614-5335. Já os números do SESMT são (51) 3218-6270 e (51) 3218-6268.
  • As portarias sociais do Complexo Ipiranga e da RBS TV, em Porto Alegre, estarão fechadas a partir deste sábado (21). Apenas os acessos a colaboradores permanecerão funcionando;
  • As salas de reuniões serão trancadas para evitar as aglomerações e permitir que as equipes de limpeza estejam focadas nas áreas de trabalho dos colaboradores que permanecem nos prédios da RBS;
  • As agências dos bancos Banrisul e Itaú, localizadas no Complexo Ipiranga, estão suspendendo temporariamente o atendimento. Os caixas eletrônicos permanecerão abastecidos;
  • A RBS disponibilizará máscaras a equipes de jornalismo que forem destacadas para coberturas externas em situações de risco de contágio mais alto (ex.: coberturas em ambientes hospitalares ou em transportes coletivos). A gestão dessa diretriz será uma responsabilidade das chefias de reportagem de cada redação. Os times afetados receberão orientações adicionais de suas lideranças;
  • Os estacionamentos dos prédios da RBS TV e do Complexo Ipiranga, em Porto Alegre, estão disponíveis neste período de crise para uso dos colaboradores que têm como opção vale-transporte e precisam seguir atuando em seus locais de trabalho;
  • Para os colaboradores que permanecem trabalhando no Complexo Ipiranga, a linha Gourmet não estará disponível a partir de sexta-feira (20/3). A operação funcionará com a linha Sabor de Casa (linha normal) para que a Sapore possa reforçar os novos processos de segurança alimentar e higiene;
  • O mezanino do restaurante está temporariamente fechado;
  • O horário de funcionamento das lancherias abaixo foi temporariamente reduzido: térreo do prédio da Erico Verissimo (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h) e RBS TV (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h);
  • Durante este período, os atestados devem ser enviados por e-mail para o RH Fácil (atestados@gruporbs.com.br) e Saúde Ocupacional (atestados@gruporbs.com.br);
  • Foi estabelecido um número máximo de três pessoas por elevador, para respeitar a distância mínima entre as pessoas.
  • Desde terça-feira (17/3), adotamos medidas de prevenção que alteram nosso modelo de operação: parte das equipes está atuando em teletrabalho (de casa). Alguns times foram divididos em locais físicos distintos da empresa, evitando o contato e preservando o distanciamento entre os colaboradores. Essas decisões têm como objetivo minimizar impactos à saúde das pessoas e preservar as nossas entregas, reduzindo o risco de contágio e disseminação da doença. Assim como todo o processo, trata-se de uma medida que poderá sofrer alterações ao longo dos próximos dias, sempre com foco em cumprir as premissas estabelecidas e priorizando nossas entregas de jornalismo e entretenimento. Os líderes são responsáveis por orientar os times sobre como proceder;
  • Colaboradores que estão retornando de viagens aéreas (de outros Estados ou do Exterior) deverão atuar remotamente (teletrabalho), a partir de suas casas, até completar sete dias de sua chegada ao RS. Todos os casos devem ser comunicados aos líderes;
  • Todos devem manter sobre suas mesas apenas o que for essencial para suas atividades, a fim de facilitar e agilizar a limpeza destes espaços, a qual já está sendo intensificada;
  • O uso de biometria no ponto é um potencial transmissor do vírus. O registro deverá ser feito utilizando o crachá.
  • A RBS está adiando ou cancelando todos os seus eventos e a participação da empresa e de seus colaboradores em eventos de terceiros com a presença de mais de cem pessoas, até metade de abril (podendo haver postergação);
  • Todas as viagens aéreas de colaboradores estão suspensas, salvo aquelas ligadas à atividade jornalística. Exceções serão aprovadas somente pelo Comitê Executivo;
  • Não será permitida a entrada na empresa de pessoas que não estejam vinculadas diretamente à operação. Exceções devem ser aprovadas somente pelo Comitê Executivo;
  • Exemplos de visitas que estão suspensas: familiares, professores de inglês, grupos de estudantes etc. Exemplos de visitas que seguem mantidas (priorizar contato por meios digitais, quando possível): clientes e entrevistados. Todas as entrevistas de candidatos a vagas de trabalho na RBS serão realizadas por meios digitais ou telefone;
  • Não será permitido compartilhar chimarrão até que a situação da doença se normalize. O consumo individual está autorizado;
  • Em relação à ventilação dos ambientes de trabalho: nossas salas têm ar condicionado central com renovação de ar, o que permite que os lugares permaneçam fechados. Não é necessário deixar as janelas abertas;
  • Para treinamentos e reuniões internas devem ser priorizados os meios digitais, como videoconferências, evitando aglomerações, especialmente em ambientes fechados.

Vale destacar que a RBS está se mobilizando para oferecer serviço e informação sobre a pandemia no Estado. Para saber mais clique aqui. A empresa está atenta ao cenário e qualquer decisão ou orientação nova será comunicada a todos somente pelos canais oficiais (RBS Informa – especial coronavírus). Todas as recomendações têm como ponto de partida as orientações dos órgãos oficiais (Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde) e respeitam restrições e normas legais. Havendo qualquer suspeita ou sintomas da doença (febre, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza), contate a CAF pelo ramal 6234 ou (51) 99614-5335 (plantão telefônico 24 horas), em Porto Alegre, ou procure os serviços de saúde conveniados nos demais municípios. Em caso de dúvida, entre em contato com o SESMT pelos ramais 4568 ou 6270.