RBS TV amplia cobertura do coronavírus em mais de quatro horas de serviço e informação | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS TV amplia cobertura do coronavírus em mais de quatro horas de serviço e informação

Iniciativa integra uma série de ações realizadas pelos veículos do Grupo RBS para levar a telespectadores, ouvintes, leitores e usuários atualizações constantes sobre a pandemia

Bom Dia Rio Grande ganhou 30 minutos a mais de duração. Crédito: Pietro Meinhart.

Bom Dia Rio Grande ganhou 30 minutos a mais de duração. Crédito: Pietro Meinhart.

Para oferecer ainda mais informação sobre os avanços e impactos do coronavírus no Rio Grande do Sul e no Brasil, a RBS TV, em conjunto com a Rede Globo, está ampliando a grade de jornalismo da emissora: a partir desta terça-feira (17), serão cerca de quatro horas e 45 minutos a mais dedicadas a atualizações sobre a pandemia – duas delas em um programa exclusivamente voltado ao tema, denominado Combate ao Coronavírus. A ação faz parte da mobilização do Grupo RBS para levar à população uma cobertura completa e com foco no serviço.

Além da novidade, que irá ao ar das 10h às 12h, outros programas tiveram aumento no tempo de exibição. É o caso do Bom Dia Rio Grande, que ganhou 30 minutos a mais de duração, assim como o Bom Dia Brasil. Após, é a vez do telespectador se informar a partir do Jornal do Almoço – que passará a integrar também o conteúdo do Globo Esporte RS. O Jornal Hoje, por sua vez, irá ao ar das 13h25 às 15h. O RBS Notícias ganhará mais 10 minutos de conteúdo e o Jornal Nacional, nove. Com isso, além do Mais Você, que já saiu do ar na segunda-feira (16), os programas Encontro com Fátima Bernardes, Globo Esporte e Se Joga estão fora do ar por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17).

Tendo em vista a suspensão das aulas em diversas escolas do Brasil, a Sessão da Tarde passará a exibir filmes com apelo maior também para as crianças. Ao longo dos filmes, o público seguirá informado a partir de flashes com atualizações locais sobre o vírus.

– Precisamos estar ao lado do nosso público, entregando conteúdo de qualidade e serviço. Estamos mobilizados nesse sentido, assim como a Rede Globo – reforça o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.

Nos últimos dias, uma série de ações já havia sido anunciada pela RBS TV para informar o público sobre o coronavírus. Entre elas, estão a atualização constante do mapa de desenvolvimento da contaminação no Estado e a utilização do espaço do intervalo comercial e dos telejornais para repassar orientações que visam conter a circulação do vírus, com apresentação dos comunicadores da casa.

Como forma de prevenção ao coronavírus, as gravações de novelas da Rede Globo foram suspensas. Em função disso, a grade da emissora será reestruturada. Da mesma forma, o Grupo RBS está organizando uma escala entre os seus comunicadores que trabalham com rádio, para possibilitar que eles atuem de diferentes lugares – evitando, assim, a aglomeração de pessoas, e garantindo a segurança e o bem-estar de todos, e a exibição de toda a programação, de jornalismo e de entretenimento.

Apenas na RBS, cerca de 130 jornalistas estão mobilizados para levar a telespectadores, ouvintes e usuários a melhor informação, certificada com especialistas, sobre a pandemia, com foco principal em serviço. Exemplo disso é o guia encartado que será encartado nos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho nesta quinta-feira (19). O conteúdo também vai estar disponível em GaúchaZH e em formato de PDF, para compartilhamos via WhatsApp e demais redes sociais.

Confira outras iniciativas preparadas pelo Grupo RBS:

Acesso gratuito a conteúdos de serviço – Desde segunda-feira (16), usuários – assinantes ou não assinantes – de GaúchaZH e do Pioneiro digital podem consumir gratuitamente no site matérias que esclareçam dúvidas frequentes e forneçam orientações sobre como lidar com a pandemia.

Boletim coronavírus – Elaborado por GaúchaZH, o boletim enviado por e-mail com o resumo das últimas notícias da covid-19 será enviado duas vezes ao dia para as pessoas cadastradas, sejam elas assinantes de GZH ou não. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar no link.

Lista de distribuição – A partir de segunda-feira (16), assinantes de GaúchaZH poderão receber atualizações sobre o tema também via WhatsApp.

Consultoria na Gaúcha 2 – No canal da Gaúcha disponível em GZH em eventos ou coberturas especiais, consultorias com especialistas serão disponibilizadas gratuitamente para o público de segunda a sexta-feira, em duas edições diárias: uma durante o Atualidade e outra durante o Gaúcha +. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o número disponibilizado pela rádio ao longo dos programas. As conversas entre ouvintes e especialistas irão ao ar no canal digital e estarão disponíveis posteriormente em formato de podcast. Clique aqui para saber mais.

Drops de conteúdos – Na Gaúcha, spots com dicas de especialistas para se prevenir da doença estão sendo divulgados ao longo da programação.

Consolidado de perguntas e respostas – Para esclarecer dúvidas sobre o vírus, GaúchaZH convidou seus leitores a mandarem perguntas relacionadas ao assunto. As questões – que podem ser enviadas por WhatsApp (51) 99667-4125) – estão sendo respondidas por especialistas e compiladas no link.

Consolidado de matérias – No G1, uma chamada na capa do site direciona os leitores para uma página com todo o conteúdo local sobre o tema. Em GaúchaZH, é possível acompanhar um especial sobre o tema.

Canais para esclarecimento de dúvidas – Os veículos RBS TV, GaúchaZH e Gaúcha estão disponibilizando números de WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas da população sobre o coronavírus. Confira os contatos:

RBS TV – (51) 99388-5555

GaúchaZH – (51) 99667-4125

Gaúcha – (51) 99388-8555