GaúchaZH libera acesso a conteúdos de serviço sobre coronavírus a não assinantes | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

GaúchaZH libera acesso a conteúdos de serviço sobre coronavírus a não assinantes

Ação faz parte de mobilização do Grupo RBS para oferecer mais serviço e informação sobre a pandemia no Estado. RBS TV também terá mais tempo para o jornalismo

Boletim gratuito por e-mail é uma das iniciativas de GaúchaZH. Crédito: Omar Freitas.

Boletim gratuito por e-mail é uma das iniciativas de GaúchaZH. Crédito: Omar Freitas.

Com o avanço da doença e novos casos anunciados de coronavírus no Rio Grande do Sul, GaúchaZH libera o acesso a conteúdos relevantes de serviço e informação para o público. Além disso, a RBS TV terá uma hora a mais de jornalismo pela manhã, mais boletins durante a programação e a possibilidade de maior ampliação da cobertura jornalística, quando necessário. Atualizações sobre a pandemia também estão liberadas gratuitamente no site do jornal Pioneiro, da Serra.

Em GaúchaZH e no Pioneiro digital, a decisão significa que, a partir desta segunda-feira (16), todos os usuários – assinantes ou não assinantes – poderão consumir gratuitamente no site matérias que esclareçam dúvidas frequentes e forneçam orientações sobre como lidar com a pandemia. A ação tem como objetivo combater a desinformação que circula nas redes sociais por meio de notícias falsas sobre a doença. Outros jornais do Brasil adotaram a mesma estratégia, como Folha de São Paulo, O Globo e Estadão.

– Neste momento, o papel do jornalismo profissional é oferecer ao público, por meio de informações checadas com os melhores especialistas, conteúdo de qualidade, identificando o que é boato e o que já se sabe sobre a doença. É por isso que os veículos de comunicação estão oferecendo notícias sobre o coronavírus de forma gratuita – diz Marta Gleich, diretora de Jornalismo de Jornais e Rádio do Grupo RBS.

Além da liberação destes conteúdos, GaúchaZH oferece outros dois serviços gratuitos aos usuários:

1) Boletim gratuito por e-mail:  envio de dois boletins diários por e-mail com as últimas notícias sobre coronavírus, dicas de prevenção e dúvidas sanadas dos leitores. Para receber, basta clicar aqui e se cadastrar.

2) Especialista na Gaúcha 2: Rádio Gaúcha oferece um serviço exclusivo na Gaúcha 2, canal extra de áudio em GaúchaZH. De segunda a sexta, um médico especialista estará disponível para responder dúvidas do público pelo telefone (51) 3223-8831 durante os programas Atualidade e Gaúcha+.

Fazer jornalismo profissional, oferecendo informações precisas e com credibilidade é o propósito do Grupo RBS. Neste contexto, mais de 130 jornalistas de todas as marcas da empresa estão mobilizados para levar a telespectadores, ouvintes, leitores e usuários a melhor informação, certificada com especialistas, sobre a pandemia. O foco principal é o serviço. Na RBS TV, também a partir desta segunda-feira (16), o Bom Dia Rio Grande terá 30 minutos a mais de duração. E vai até às 8h30. O Bom Dia Brasil terá 2h de duração ao todo, das 8h30 às 10h30. O Mais Você, da Ana Maria Braga, vai ficar fora do ar temporariamente.

– Informação de qualidade é essencial nestes momentos e temos que estar ainda mais ao lado da nossa comunidade.  Vamos mobilizar todos os nossos recursos para cumprir esta missão. Tanto RBS quanto Globo estão juntas e mobilizadas nesse sentido – reforça o diretor de jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.

Confira outras iniciativas preparadas pelo Grupo RBS:

Drops de conteúdos – Na Gaúcha, spots com dicas de especialistas para se prevenir da doença estão sendo divulgados ao longo da programação. Da mesma forma, a RBS TV está utilizando o espaço do intervalo comercial e dos telejornais para repassar orientações apresentadas para conter a circulação do vírus, com apresentação dos comunicadores da casa.

Consolidado de matérias – No G1, uma chamada na capa do site direciona os leitores para uma página com todo o conteúdo local sobre o tema. Em GaúchaZH, também é possível acompanhar um especial sobre o tema.

Mais tempo de jornalismo e mapa de desenvolvimento da contaminação no Estado – Durante os telejornais da RBS TV, será atualizado o desenvolvimento da contaminação no Rio Grande do Sul. Os conteúdos são acompanhados de um QR code para mais informações.

Canais para esclarecimento de dúvidas – Os veículos RBS TV, GaúchaZH e Gaúcha estão disponibilizando números de WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas da população sobre o coronavírus. Confira os contatos:

RBS TV – (51) 99388-5555

GaúchaZH – (51) 99667-4125

Gaúcha – (51) 99388-8555