11ª edição do Primeira Pauta ZH abre inscrições | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

11ª edição do Primeira Pauta ZH abre inscrições

Vencedores dos melhores trabalhos poderão conhecer a rotina da Redação Integrada

Vencedoras do Primeira Pauta 2018. Crédito: Júlio Cordeiro

Vencedoras do Primeira Pauta 2018. Crédito: Júlio Cordeiro

O projeto que abre espaço para alunos de Jornalismo conhecerem a rotina de uma redação está com inscrições abertas. O Primeira Pauta ZH já está recebendo trabalhos de alunos que querem vivenciar a experiência de acompanhar a produção de atividades jornalísticas e bater um papo com repórteres e comunicadores da Redação do GaúchaZH. O período para as inscrições começou nesta segunda-feira (12) e vai até o dia 13 de setembro. Para participar, o estudante deve ter 18 anos ou mais e estar cursando entre o terceiro e o sexto semestre de Jornalismo.

O concurso será realizado em três etapas. Na primeira fase, o candidato deverá produzir um texto de 30 linhas ou três mil caracteres sobre o tema “Qual a peculiaridade que só a sua cidade (onde estuda ou mora) tem?”. Além do texto, o estudante deve enviar uma foto com o entrevistado ou no local da pauta e produzir um minipodcast de três minutos, sobre o mesmo tema. É obrigatório que o autor seja o apresentador, podendo utilizar recursos como trilhas sonoras. O áudio deve ser publicado no SoundCloud ou YouTube, com o link anexado à ficha de inscrição. O cadastro deve ser realizado por meio do site http://gauchazh.com/primeirapautazh.

Nos dias 21 e 22 de setembro, os 15 selecionados serão divulgados em Zero Hora e GaúchaZH. A segunda etapa da inscrição, em que os alunos enviam um vídeo com até três minutos sobre o texto da fase inicial, ocorre em 27 de setembro. A narrativa jornalística em vídeo deverá ser publicada no YouTube e o link enviado para o e-mail do concurso (primeirapauta@zerohora.com.br).

Todos os finalistas serão convidados para o Seminário Dia Primeira Pauta, que será realizado no dia 8 de outubro, às 14h, na sede do Grupo RBS. Os cinco vencedores serão conhecidos durante o evento, que também permitirá a troca de ideias com jornalistas do GaúchaZH. Entre os dias 21 e 25 de outubro, os alunos receberão um treinamento prático e farão uma imersão na Redação Integrada, fase final do projeto.

Para mais detalhes, a regulamentação do concurso:

http://artezh.rbs.com.br/artezh/primeira_pauta/regulamento_primeira_pauta.htm