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Cápsula, novo estudo comportamental da RBS, é lançado para o mercado

Pesquisa foi apresentada pela primeira vez nesta quinta-feira (11), em encontro no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul

Cápsula. Crédito: Jefferson Bernardes/Agência Preview.

Cápsula. Crédito: Jefferson Bernardes/Agência Preview.

As mudanças constantes no mundo são o que definem os novos tempos e os novos costumes. A linguagem, os comportamentos e a forma como a tecnologia é usada são os pilares que marcam cada época e o “espírito do tempo” – ou zeitgeist, como é conhecido. Com esse olhar, a RBS foi para as ruas decifrar o zeitgeist do gaúcho e entender os comportamentos que estão mudando as relações sociais e de consumo no Rio Grande do Sul. O resultado do estudo, que começou a ser planejado em março de 2018, foi apresentado em primeira mão durante evento nesta quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

No encontro, clientes, dirigentes de agências, acadêmicos das faculdades de comunicação e imprensa foram convidados a conhecer alguns dos dados do estudo inédito encomendado pelo Grupo RBS à Consumoteca. Todos eles puderam ouvir em primeira mão como cinco tendências estão ajudando a moldar a época em que vivemos. São elas: Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado).

– A RBS existe para conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor. Fazemos isso de duas formas: a partir do nosso jornalismo e do nosso entretenimento e, também, conectando as marcas aos clientes. O Cápsula surge desse segundo objetivo. Com ele, reforçamos nossa crença no compartilhamento de informações para o desenvolvimento do mercado – destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.

A pesquisa identificou um termômetro das tendências: entre elas, Consumo Consciente é o hábito mais consolidado entre os gaúchos, com 62% de adoção. Bem-Estar e Longevidade possuem uma popularidade de 56% cada. Já Diversidade e Novo Urbano são as tendências menos adotadas no Estado, com 42 e 31% cada, respectivamente. O estudo também apontou que a maioria dos hábitos são adotados por algum gatilho pessoal. Os costumes presentes no dia a dia dos gaúchos, a adoção de novas práticas e a expectativa dos entrevistados em relação a novas atitudes das marcas são alguns dos aspectos apontados em cada uma das tendências mapeadas.

Desenvolvido pela área de RBS Intelligence, o levantamento é utilizado como insumo para ajudar os clientes a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócio. A inciativa reforça o compromisso da RBS de se posicionar como consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir em comunicação de forma eficiente para se conectar com as pessoas.

– A grande mensagem sempre que falamos em tendências é o convite para explorar. Um convite para olhar para esses comportamentos e identificar as oportunidades em movimento. O Cápsula tem trazido muitos aprendizados para nós e, a partir de agora, queremos compartilhar o que aprendemos com todo o mercado para ajudar nossos clientes a fazer uma comunicação mais efetiva – afirma o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

O estudo foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, além de 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. Cinco entrevistas em profundidade com especialistas do mercado e cinco com formadores de opinião do Grupo RBS – Maria Horn (Bem-Estar), Marina Pagno (Diversidade), Mário Corso (Longevidade), Thamires Tancredi (Consumo Consciente) e Tulio Milman (Novo Urbano) – também contribuíram para o resultado final do estudo.

A fim de promover um evento que proporcionasse uma experiência diferenciada para todos os presentes, o encontro contou com um cenário composto por várias “cápsulas do tempo” suspensas. Olhando de fora, as pessoas enxergavam o nome da tendência a que ela se referia e, ao adentrar nas caixas de experiência, tinham acesso a alguns dos principais dados referentes àquele hábito. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram do encontro.

Esse é o segundo estudo inédito com o propósito de compreender o público do Rio Grande do Sul realizado pela RBS. Divulgada em novembro de 2017, a pesquisa Persona – Quem São e o que Pensam os Gaúchos? mergulhou no universo dos gaúchos a fim de entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Estado. Durante dois anos, o Persona serviu como insumo para mais de 500 clientes da RBS, no Rio Grande do Sul e no mercado nacional.