RBS lança estudo que revela como comportamentos emergentes impactam os gaúchos | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS lança estudo que revela como comportamentos emergentes impactam os gaúchos

Denominada Cápsula, a pesquisa inédita realizada em parceria com a Consumoteca será apresentada pela primeira vez na próxima quinta-feira (11), durante evento para mercado

Cápsula. Crédito: Divulgação.

Cápsula. Crédito: Divulgação.

O acesso a diferentes informações, pessoas, regiões e tecnologias vem modificando a forma como as pessoas vivem e interagem com as marcas. A velocidade das mudanças no mundo influencia diretamente o nosso comportamento e define os novos tempos e os novos costumes. Reforçando o compromisso de ser parceiro de negócio do mercado, o Grupo RBS realizou um estudo para identificar como comportamentos emergentes – que já são observados em nível global – estão sendo inseridos no cotidiano de quem vive no Rio Grande do Sul. Denominada Cápsula, a pesquisa será lançada nesta quinta-feira (11), durante evento no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

Clientes, dirigentes de agências, representantes da academia e da imprensa vão conhecer em primeira mão como cinco tendências estudadas pela pesquisa estão se materializando e transformando comportamentos e consumo no Estado. São elas: Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado).

O levantamento foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano. O estudo conta ainda com 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, cinco entrevistas com especialistas do mercado e cinco com formadores de opinião do Grupo RBS – Maria Horn, Marina Pagno, Mário Corso, Thamires Tancredi e Tulio Milman.

– É preciso coragem para correr na frente, inovar e enxergar essas mudanças como oportunidades em movimento. Fizemos isso com o Cápsula. O resultado é um conteúdo valiosíssimo que pode ajudar o mercado a se posicionar diante das perspectivas para os próximos anos, aproveitando oportunidades de negócio geradas por comportamentos que já estão impactando a relação entre pessoas e marcas – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

Desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da RBS, o levantamento é utilizado como insumo para ajudar os clientes da empresa a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócio a partir da análise. Esse é o segundo estudo inédito com o propósito de compreender o público do Rio Grande do Sul realizado pela RBS. Divulgada em novembro de 2018, a pesquisa Persona – Quem São e o que Pensam os Gaúchos? mergulhou no universo dos gaúchos a fim de entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Estado. Durante dois anos, o Persona serviu como insumo para mais de 500 clientes da RBS, no Rio Grande do Sul e no mercado nacional.

– Acreditamos que a comunicação impacta no resultado do negócio. Então, como parceiros dos nossos clientes, buscamos ferramentas para oferecermos soluções ainda mais eficientes para as marcas que desejam se conectar com o público do Rio Grande do Sul. Pensando nisso, fizemos o Persona e, agora, o Cápsula. Conhecemos e estamos interessados em conhecer mais dos gaúchos. Vamos continuar investindo nisso porque acreditamos na força do compartilhamento de informações para o desenvolvimento do nosso mercado – afirma o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.