Grupo RBS convida os gaúchos a cantarem a vida em um grande karaokê | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS convida os gaúchos a cantarem a vida em um grande karaokê

Música Vida é a principal estrela do filme que foi veiculado pela primeira vez no Jornal do Almoço desta sexta-feira (30)

Vida. Crédito: Cláudio Meneghetti/StudioMe.

Vida. Crédito: Cláudio Meneghetti/StudioMe.

O fim de ano do Grupo RBS é embalado pela música Vida desde 1985. Neste ano, entretanto, a composição assume o papel principal do filme: com a mensagem “Que em 2019 a gente continue cantando a vida juntos”, o novo filme convida o público a cantar Vida em um grande karokê, ilustrado com momentos que fazem parte do dia a dia dos gaúchos. A campanha foi lançada em primeira mão no Jornal do Almoço desta sexta-feira (30), após a exibição de uma matéria especial que trouxe os bastidores de gravação e um pouco das histórias que os gaúchos e a RBS compartilham com a música.

– Fim de ano é um momento de reflexão, de afeto e de olhar para frente. Vida faz parte da memória afetiva do Rio Grande do Sul, e nada melhor que ao final de um ano complexo como foi esse, oferecermos um carinho, um abraço e uma mensagem de otimismo e esperança para todos os gaúchos – sustenta Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS.

A música que conduz a campanha de final de ano do Grupo RBS foi composta pelo diretor da produtora Jinga, Ricardo Engels Garay, e recebeu a melodia do publicitário Calique Ludwig. A canção foi encomendada pela RBS para uma campanha em comemoração à inauguração de uma máquina que passaria a rodar parte do jornal em cores. Com o slogan “Vida! A RBS quer dividir essa emoção com você”, a campanha foi pensada para jornal, rádio e TV. Quando surgiu a ideia de acrescentar uma trilha, jingle, vinheta ou assinatura para as peças eletrônicas, Garay sugeriu uma música que descrevesse várias maneiras de como pode ser a vida. Após duas semanas trabalhando na composição, ela foi aprovada e passou a fazer parte da vida de quem vive no Rio Grande do Sul.

– A ideia foi criar uma letra que passasse sentimentos simples, óbvios, passando para coisas bem mais complicadas. Começamos com chuva e sol e terminamos questionando a razão da vida e até arriscando uma resposta – destaca Garay.

A crença de que os gaúchos têm uma conexão com a música e sabem cantá-la foi a inspiração para o novo filme. Criada pela agência Competence, a campanha mobilizou mais de 80 profissionais – entre elenco, equipe de filmagem, agência e equipe de comunicação da RBS – para entregar aos gaúchos uma emocionante despedida de 2018 e uma mensagem positiva e alto-astral para o ano que está por vir. O resultado pode ser conferido ao longo da programação da RBS TV até o dia 6 de janeiro e também terá desdobramentos em mídia online, impressa, spot de rádio e redes sociais.

– Já que todos os gaúchos sabem cantar a música Vida, a nossa intenção foi transformar cada tela do Rio Grande do Sul em um grande videokê. Vamos estimular os espectadores, com um filme alto astral, a cantarem a música da RBS. E ainda passar uma mensagem bacana para a chegada de 2019 – afirma o diretor de criação da Competence, Rafael Bohrer.

Para marcar o lançamento da campanha, conteúdos foram preparados pelas marcas da RBS. Nesta sexta-feira (30), a colunista Flávia Requião antecipou a novidade no GZH. Após, às 13h, os comunicadores do Pretinho Básico cantaram a música ao vivo durante o programa, em ação transmitida em vídeo também pelo Facebook. Além da reportagem que foi ao ar no Jornal do Almoço, uma segunda matéria estará no GZH e em ZH neste fim de semana.

Ficha técnica da campanha:

Cliente: Grupo RBS

Agência: Competence

Direção de Criação: Rafael Bohrer

Direção de Arte: Diecica Ferreira

Redação: Conrado Schnarndorf e Tiago Russel

Atendimento: Ana Hochscheidt e Marina Lemos

Mídia: 

Produção Gráfica: Vivian Land

Produção Eletrônica: Andres Araújo

Arte-Final: Antonio Schneider e Karoline Nunes

Manipulação/Fechamento: Meca

Produtora de vídeo: Comp

Diretor: Pedro Antoniutti

Assistente de direção: Mateus Ferreira

Diretor de Fotografia: Licia Arosteguy

Diretora de Produção: Rafaella Ferreira

Diretor de Arte: Luize Cidade

Produção Executiva: Rafaella Ferreira

Produção de Elenco: Yago Warren

Produção de Locação: Leandro Wengrover

Assistência de Produção: Carine Abrahão

Make: Carol Horn

Coordenação de Pós: Lucas Brites

Produtora de Aúdio: JINGA

Aprovação: Eduardo Sirotsky Melzer, Claudio Toigo Filho, Marcelo Leite, Caroline Torma, Bárbara Fabres e Daniela Bonesi