10ª edição do Primeira Pauta ZH está com inscrições abertas | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

10ª edição do Primeira Pauta ZH está com inscrições abertas

Concurso seleciona estudantes de Jornalismo para vivenciar os desafios e a rotina do jornal Zero Hora por uma semana

Vencedores Primeira Pauta ZH 2017. Crédito: Lauro Alves.

Vencedores Primeira Pauta ZH 2017. Crédito: Lauro Alves.

Oportunizar aos estudantes de jornalismo uma vivência da rotina na redação de Zero Hora. É com esse objetivo que o Primeira Pauta ZH chega a sua 10ª edição. Para participar de bate-papos e atividades jornalísticas nas diferentes áreas da Redação, trocar conhecimentos com os comunicadores de GaúchaZH e acompanhar a produção da reportagem, estudantes com mais de 18 anos que estejam cursando entre o terceiro e o sexto semestre de Jornalismo em faculdades gaúchas já podem se inscrever na edição de 2018 do projeto.

– Além de aproximar estudantes de Jornalismo da Redação, o Primeira Pauta também permite a descoberta de talentos. Desde que foi criado, em 2009, vários jovens que participaram do programa acabaram trabalhando na Zero Hora – destaca o editor-chefe de Zero Hora, Carlos Etchichury.

Neste ano, a primeira etapa do concurso consiste em enviar um texto de até 3 mil caracteres contando a história de uma pessoa da comunidade que se destaque por se dedicar a uma causa, a um projeto ou a outras pessoas. O cadastro deve ser realizado por meio do site do projeto (zhora.co/primeirapautazh), junto com uma selfie do estudante com seu entrevistado.

Os 15 selecionados serão divulgados na superedição impressa de Zero Hora dos dias 21 e 22 de julho e em GaúchaZH. Eles deverão enviar um vídeo, com até três minutos de duração, adaptando o material anterior. Os finalistas também serão convidados a participar do Seminário Dia Primeira Pauta, que possibilitará a troca de conhecimentos entre os futuros comunicadores e a redação de GZH. Na ocasião, serão revelados os cinco vencedores do Primeira Pauta ZH 2018.

Entre os dias 20 e 24 de agosto, os alunos de jornalismo receberão treinamento prático e teórico e farão uma imersão em Zero Hora para a produção de uma reportagem, trabalho final do projeto. Eles vão participar, ainda, de bate-papos e atividades nas diferentes áreas jornalísticas do veículo.