RBS compartilha conteúdo e troca experiências no Festival Path | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS compartilha conteúdo e troca experiências no Festival Path

Casa RBS foi um dos hubs de comunicação do encontro, realizado em São Paulo no fim de semana

Andiara Petterle no Path. Crédito: Lucas Borba.

Andiara Petterle no Path. Crédito: Lucas Borba.

Um dos maiores eventos de tecnologia, comportamento e inovação da América Latina, o Festival Path reuniu empreendedores, comunicadores, artistas e diversos perfis do universo criativo para um fim de semana de apresentações, shows, filmes e atividades. E nesse encontro, que ocorreu em São Paulo, o Grupo RBS promoveu um dos hubs de conteúdo de comunicação – trazendo informações, tendências e ideias em 14 palestras.

Dentro da programação, um painel realizado no sábado (19) falou sobre os desafios das novas lideranças femininas. A partir do questionamento “O que já mudou e o que precisamos fazer para mudar?”, a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, a sócia-fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos, Sofia Esteves, e a vice-presidente Global de Marketing da Gallo Worldwide, Laura Barros, contaram diferentes histórias e experiências que envolvem o assunto nas empresas.

– Nem todo mundo precisa ser líder, mas ser líder é acima de tudo servir a algo – apontou Andiara, para um auditório lotado.

A executiva resgatou alguns episódios de sua trajetória na comunicação e na tecnologia, tendo sido criadora de diversas startups. Andiara falou sobre o desafio de ser empreendedora dentro da própria empresa e destacou a oportunidade de participar de um momento de transformação na indústria.

– É minha responsabilidade fazer com que as coisas aconteçam. Lutei para chegar onde estou: ser uma mulher na liderança – disse. – Você faz as coisas acontecerem porque sabe que pode. O pior que pode acontecer é o chão, que é o limite. O potencial para cima é muito maior.

Novo paradigma do áudio – Em um mundo onde o processamento inteligente de dados mudou a forma de se pensar negócios e o próprio convívio social, o comunicador Arthur Gubert exibiu números impactantes sobre como o áudio faz cada vez mais parte da experiência do usuário. Estudos apontam que 50% das buscas pela internet devem ser feitas por voz até 2020, enquanto mais da metade dos lares norte-americanos terão assistentes de voz em até cinco anos. Diante desse novo paradigma, ele destacou como os profissionais de comunicação terão um papel ainda mais relevante.

– Mesmo com o crescimento das voice assistants e de toda a inteligência artificial, boas histórias sempre serão importantes. Boas conversas também. E os profissionais da comunicação dão essa camada humana e criativa para a experiência – comentou Gubert, durante a palestra realizada no domingo (20).

Ação com parceiros – Cinco jovens representantes do mercado de comunicação do Rio Grande do Sul foram convidados pela RBS para acompanhar toda a experiência do Path. A escolha aconteceu após uma campanha nas redes sociais, que contou com 2,6 mil votos. Jaqueline Hartmann (Fruki), Fernanda Kich (PUCRS), Ana Luiza Virtuoso (Global), Kamila Santos (Escala) e Billy Garcia (Escala) participaram do evento e compartilharam seus principais momentos nas redes sociais.

Ao longo do fim de semana, o Festival Path contou com mais de 300 palestras, totalizando mais de 500 horas de atividade.