Audiência comprova conexão do público gaúcho com a RBS TV | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Audiência comprova conexão do público gaúcho com a RBS TV

Aposta em jornalismo local fez com que a emissora impactasse mais de 2,1 milhões de telespectadores da Grande Porto Alegre por dia em 2017

RBS TV. Crédito: Omar Freitas.

RBS TV. Crédito: Omar Freitas.

A RBS TV reforçou a sua presença junto ao público gaúcho no ano que passou: em 2017, a emissora chegou ao lar de mais de 2,1 milhões de telespectadores diferentes por dia na Grande Porto Alegre. Resultado da vontade do veículo de estar cada vez mais próximo da comunidade, o índice garantiu à RBS TV a melhor média de audiência diária dos últimos cinco anos na Grande Porto Alegre. Com o objetivo de produzir jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para a transformação da sociedade, as atrações locais também acompanharam o crescimento na audiência e se destacaram na grade de programação durante o período.

– A resposta do público aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. É um grande incentivo para seguirmos buscando fazer jornalismo de qualidade, ajudando a melhorar a vida dos gaúchos e a valorizar nosso Estado – destaca o diretor de jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.

A combinação de fatos mais relevantes no Rio Grande do Sul, reportagens investigativas, séries especiais e conteúdos exclusivos assegurou ao RBS Notícias a maior média de audiência desde 2007, com cerca de 784 mil pessoas alcançadas diariamente na Grande Porto Alegre. A marca consagrou o telejornal como o programa local mais consumido do ano na região e como o segundo programa no ranking geral de audiência, atrás apenas da novela da faixa das 21h.

No ar desde 1972, o Jornal do Almoço segue ocupando lugar de destaque na rotina do público do Rio Grande do Sul. No ano que passou, cerca de 625 mil telespectadores da Grande Porto Alegre assistiram diariamente o telejornal, marcado pela descontração e pelo jeito informal de transmitir as informações. O número garantiu a segunda melhor média de audiência desde que o índice passou a ser medido por people meter – metodologia de medição de audiência por meio da captação do consumo de televisão diretamente dos domicílios dos telespectadores –, em 2000, com uma variação de apenas -0,2% na comparação com 2016, o recorde do programa.

As atualizações das partidas da dupla Gre-Nal e as novidades sobre os times do Estado asseguraram ao Globo Esporte RS, a maior média de audiência desde 2009, com uma média de 548 mil pessoas alcançadas por programa na Grande Porto Alegre. O esporte também teve destaque na programação da RBS TV a partir do futebol. A final da Copa Libertadores da América, disputada entre Grêmio e Lanús, se consagrou como o jogo de maior audiência desde 2009. Só na Grande Porto Alegre, mais de 1,6 milhões de telespectadores diferentes foram impactados pela transmissão.

Já a novela A Força do Querer registrou índices históricos ao superar as seis tramas anteriores, se tornando a de maior audiência desde Amor à Vida, em 2013. Em média, cada capítulo alcançou mais de 1 milhão de pessoas na região.

FONTE: Kantar IBOPE Media Workstation Premium, Gde. Porto Alegre; MÉDIA DIÁRIA 07H-24H, JORNAL DO ALMOÇO, RBS NOTÍCIAS, GLOBO ESPORTE, média 2017 comparada com a média dos anos anteriores; NOVELA III (A FORCA DO QUERER), média de todos os capítulos comparada com a média das tramas anteriores; FUTEBOL QA, 29/11/2017, comparação com as transmissões de futebol dos anos anteriores; recordes de audiência domiciliar (rat%), alcance diário individual (rch#).