Gaúcha amplia cobertura esportiva | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Gaúcha amplia cobertura esportiva

Nova programação vai ao ar a partir de segunda-feira (22) e é resultado de extenso trabalho de pesquisa com o público e com o mercado

Elenco Sala de Redação. Reprodução.

Elenco Sala de Redação. Reprodução.

Considerando que o futebol é uma das maiores paixões do Estado, o Grupo RBS, a partir da Gaúcha, vai ampliar sua cobertura esportiva. Resultado de um extenso trabalho de pesquisa com o público e com o mercado e de análises realizadas ao longo do último ano, as novidades vão ao ar a partir desta segunda-feira (22). As principais mudanças ocorrerão no Sala de Redação, que estreia nova temporada, com elenco renovado.

O diagnóstico, que contou com dezenas de reuniões envolvendo nos grupos de trabalho heavy users e influenciadores do esporte, revelou que 86% dos entrevistados consideram o conteúdo de futebol da Gaúcha completo e 82% se mostraram satisfeitos com a Jornada Esportiva. Então, por que mudar? Para entregar ainda mais informações sobre futebol ao público.

– Esporte e futebol são assuntos de muita relevância para o Rio Grande do Sul e, por isso, estamos aumentando nosso investimento no tema e renovando o compromisso da RBS com o público. O nosso desejo é qualificar ainda mais o debate no Sala de Redação, com a contribuição das principais vozes do jornalismo esportivo do Estado – revela a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Com uma média de 102 mil ouvintes por minuto¹ na Grande Porto Alegre, o Sala de Redação ganha reforço para ser cada vez mais o centro do debate esportivo do RS, palco das grandes polêmicas, com as personalidades mais respeitadas do esporte. As mudanças pretendem elevar o nível da discussão técnica, com mais interatividade e inovação. Uma nova temporada vem aí trazendo novo elenco, mais opinião, novos quadros – como o Bancada Gre-Nal, no qual uma vez por semana Eduardo Bueno, o Peninha, e Luciano Potter debatem sobre seus clubes do coração – e, o principal, muito mais futebol.

Sob mediação de Pedro Ernesto Denardin, David Coimbra e Diogo Olivier juntam-se a Guerrinha e Maurício Saraiva no time de comentaristas do programa. E o gremista Duda Garbi terá ao lado a colorada Duda Streb, figura já conhecida entre os torcedores gaúchos – que tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora na RBS TV, sempre atuando no jornalismo esportivo. Ela trará a opinião crítica de uma jornalista que, pela primeira vez, vai se assumir publicamente como torcedora do Inter, para participar do Sala de Redação.

Parceira dos torcedores durante os jogos, a Jornada Esportiva, assim como os demais programas de esportes da Gaúcha, ganha mais serviço, mais conteúdo digital e mais interatividade.

– Buscamos fortalecer as grandes marcas do futebol da Gaúcha, da RBS e do Rio Grande do Sul. O Sala deixa de ser um programa de rádio para se tornar uma plataforma de comunicação. Fica mais atual e muito mais próximo do que o público quer. Se todo mundo já escuta, não vão faltar motivos para ficar ainda mais ligado a partir de agora – destaca o coordenador de Esportes da Gaúcha, Rafael Cechin.

As novidades serão apresentadas a clientes, agências e personalidades ligadas ao esporte na segunda-feira (22), em evento no Gaúcha Sports Bar – tradicionalmente, a Gaúcha realiza um encontro com o mercado para apresentar os projetos comerciais na área de esporte e, neste ano, o foco principal serão as novidades de produto. Com apresentação de Pedro Ernesto e participação do novo elenco do Sala de Redação, o happy hour será uma oportunidade para mostrar em detalhes toda a programação esportiva repaginada.

Novidades

Os ouvintes perceberão novidades em vários programas. Esportes ao Meio Dia, com Filipe Gamba, por exemplo, terá nova trilha, novas vinhetas, mais interatividade por meio de enquetes e ainda a Opinião do Sala, com um integrante dando uma prévia sobre o que será tratado no programa. Já Hoje nos Esportes, com Luciano Périco e Maurício Saraiva, terá muito conteúdo a respeito da dupla Gre-Nal e interatividade no fim de tarde da Gaúcha, transmissão ao vivo via Facebook, além da Trilha da Galera (ouvintes escolhem as músicas que rodam no programa) e o Chorinho do Hoje (dez minutos a mais de programa nas plataformas online, das 18h50 às 19h).

No Show dos Esportes, com Luciano Périco e Cléber Grabauska, os ouvintes vão encontrar futebol e bom humor, muita informação sobre o dia do esporte, a notícia em tempo real, além de mais opinião com a presença de colunistas. Também terá transmissão via Facebook. Esporte e Cia., com Rafael Colling, terá muita informação e análises profundas na madrugada, o quadro Jogo Rápido, com Eduardo Gabardo e Rodrigo Oliveira, além do personagem Insônia.

A Pré-Jornada segue aquecendo os torcedores para o futebol da Gaúcha, o Momento Gol Contra – humor com Diori Vasconcellos e Raphael Gomes, e interatividade com o ouvinte, acompanhando a repercussão nas redes sociais. A Jornada Esportiva terá ainda mais interatividade dos narradores com o público – no ar, nas redes sociais, nos comentários, além da presença dos comentaristas nos apps Colorado e Gremista, interagindo com os usuários. E o Balanço Final, com Eduardo Gabardo e Filipe Gamba, com os quadros Fato da Rodada (análise do fato mais marcante da rodada), O Cara da Rodada (escolha do principal jogador da rodada), além de entrevistas exclusivas e programas externos, para estar ainda mais perto do público.

Logo_Sala de RedaçãoConheça os novos quadros no Sala de Redação:

Arquibancada virtual do Sala – Interação com a bancada. Mensagens do público aparecem em tela interativa dentro do estúdio, e comunicadores respondem ao vivo.

Bancada Gre-Nal – Uma vez por semana, Eduardo Bueno, o Peninha, e Luciano Potter debatem sobre seus clubes do coração. Jornalista, escritor, tradutor e colunista de Zero Hora, Peninha é autor do livro “Grêmio – Nada Pode Ser Maior”, em que conta a “história do seu Grêmio, do que o Grêmio significou e significa”, como ele mesmo resume. Trazendo experiências de sua participação permanente no Pretinho Básico, na Atlântida, Potter terá o papel de colorado em parceria com Duda Streb.

Momento Saia de Redação – Uma vez por semana, uma das jornalistas da série que vai ao ar no GaúchaZH participa do debate esportivo.

Papo de Boleiro – Às sextas, é a vez de o Sala receber dois ídolos das torcidas gremista e colorada. A dupla de ex-jogadores, diferente a cada programa, vai projetar a rodada de fim de semana e dividir histórias curiosas.

¹ FONTE: Kantar IBOPE Easy Media 4 | Gde. Porto Alegre | Média 2º semestre 2017 (pesquisas Mai/17-Jul/17 a Out/17-Dez/17) | audiência absoluta (IA#) | Segunda a Sexta | 13h-14h30