No Dia do Rock, Diário Catarinense publica especial multimídia sobre heavy metal | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

No Dia do Rock, Diário Catarinense publica especial multimídia sobre heavy metal

Reportagem “O Filho Pródigo” ganha as telas da versão online do DC nesta quinta-feira (13) e as páginas do caderno Nós deste fim de semana

Imagem de divulgação

Imagem de divulgação

O Diário Catarinense aproveitou o Dia do Rock para explorar uma de suas vertentes mais enérgicas. Com a reportagem especial O Filho Pródigo, publicada na versão online nesta quinta-feira (13) e que estará também no caderno Nós deste fim de semana, o DC mostra como o heavy metal se desenvolveu ao redor do mundo ao longo de quase 50 anos de história. O conteúdo repercute ainda nos demais veículos da RBS SC, mostrando que hoje o gênero já se desvinculou do rock e agregou elementos diversos, gerando subgêneros que podem não agradar a todos, mas certamente garantem a longevidade do estilo.

Todo o material foi desenvolvido com uma linguagem criativa, que valoriza os traços artísticos e símbolos fortes do gênero musical. O texto, disponível tanto em português quanto em inglês, foi elaborado como uma narração feita pelo diabo, considerado o pai do rock. Porém, o material do Diário Catarinense subverte essa perspectiva, afirmando que o diabo é na verdade o pai do heavy metal.

O conceito da reportagem busca aliar ilustrações, design digital e o texto nada convencional para explicar 21 das principais ramificações do heavy metal, contemplando os chamados headbangers (fãs do gênero) e também o grande público. Um dos destaques é uma lista de 450 discos que ajudam a compreender a evolução do estilo, organizados entre clássicos, brasileiros, catarinenses e recomendados pelo DC.

A reportagem especial foi idealizada por Ben Ami Scopinho, responsável pela concepção, curadoria de conteúdo e ilustração. Também atuaram Cris Vieira (edição), Cristiano Passos (convidado especial para curadoria), Cris Macari (design e desenvolvimento), Emerson Gasperin (textos) e Carol Macario (tradução).

Confira o especial multimídia O Filho Pródigo em www.diariocatarinense.com.br.