RBS TV celebra conquistas do Festival de Cucas de Joinville | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS TV celebra conquistas do Festival de Cucas de Joinville

Quarta edição do evento foi marcada pela instituição da Semana Municipal da Cuca e recorde da maior cuca produzida no Brasil

Foto: Rafael Custódio, Jefferson Pitz Ravache e Rejane Gambin. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

Foto: Rafael Custódio, Jefferson Pitz Ravache e Rejane Gambin. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

O Festival de Cucas de Joinville definitivamente transformou o calendário oficial da cidade. Realizado anualmente pela RBS TV, o evento chegou à sua quarta edição no último sábado (10), mais uma vez com sucesso de público e grande adesão de estabelecimentos. Além do tradicional concurso que elege a melhor cuca da cidade, duas grandes novidades contribuíram para engrandecer ainda mais o festival neste ano.

A primeira delas é que o prefeito de Joinville, Udo Döhler, esteve entre as 15 mil pessoas que passaram pela praça do Mercado Público, mas com uma missão especial: assinar um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Cuca. A assinatura simbólica, realizada durante o evento, estabelece que a celebração ocorrerá anualmente na primeira semana de junho. A conquista demonstra a força da iniciativa liderada pela RBS TV, que desde 2014 movimenta o mercado local ao valorizar uma de suas principais iguarias.

Foto: Rafael Custódio interage com o público. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

Foto: Rafael Custódio interage com o público. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

Outro destaque da edição foi a produção de uma cuca gigante que rendeu a Joinville um novo recorde. Com 10,59 metros de comprimento, o RankBrasil certificou que se tratava da maior cuca feita no Brasil. O doce foi produzido na véspera do festival pelo hipermercado Condor e a distribuição dos 2.300 pedaços foi feita gratuitamente na Praça Nereu Ramos por alunos da Unisociesc, instituição que patrocina a quarta edição do festival junto com o Shopping Mueller Joinville. Os estudantes explicavam aos visitantes os cuidados necessários para o preparo.

Foto: Rejane Gambin e finalistas. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

Foto: Rejane Gambin e finalistas. Crédito: Carlos Junior | Divulgação.

A melhor cuca – O 4º Festival de Cucas de Joinville também foi marcado pelo resultado do concurso promovido pelo Jornal do Almoço, da RBS TV. O grande vencedor foi o telespectador Jefferson Pitz Ravache, que decidiu se inscrever com a releitura de uma receita de sua mãe, a cuca de amora com farofa de granola. Além do reconhecimento, o ganhador levou para casa uma TV LED Full HD de 49 polegadas e teve sua receita exibida na edição desta segunda-feira (12) do Mais Você, Rede Globo, em que Ana Maria Braga deu destaque ao festival.

A escolha do vencedor foi acirrada. Poucos décimos separaram os três primeiros lugares na avaliação dos jurados. A decisão foi feita na parte da tarde, mas ao longo de todo o dia atrações artísticas movimentaram o local. Ao todo, estima-se que tenham sido comercializadas cerca de 16 mil cucas com os sabores das seis finalistas do festival, receitas que ganharam destaque no Jornal do Almoço da região nas últimas semanas e também em um caderno especial do jornal A Notícia no fim de semana.

Confira as receitas finalistas e a grande vencedora do 4º Festival de Cucas de Joinville no site da RBS TV.