Manoel Soares passará a integrar time do “Encontro com Fátima Bernardes” | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Manoel Soares passará a integrar time do “Encontro com Fátima Bernardes”

Repórter seguirá conectado ao público da RBS TV e produzindo conteúdos exclusivos para o Rio Grande do Sul

Manoel Soares. Crédito: Lauro Alves.

Manoel Soares. Crédito: Lauro Alves.

Reconhecido pelo telespectador gaúcho por seu jeito único de fazer jornalismo, falando a linguagem da periferia, o repórter Manoel Soares agora irá expandir sua atuação. Convidado pela Rede Globo para participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, capitaneado pela apresentadora Fátima Bernardes nas manhãs de segunda a sexta-feira, Manoel já decidiu que irá aceitar o convite, embora ainda esteja acertando os últimos detalhes com a emissora, da qual a RBS TV é afiliada.

– É mais uma valorização ao talento do Manoel, confirmando a tradição da RBS TV e do Rio Grande do Sul, de celeiro de grandes repórteres – destaca o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.

Manoel Soares está há 15 anos no Grupo RBS. É baiano, nasceu em Salvador e veio para o Rio Grande do Sul em 1997. Ativista social, faz parte da Central Única de Favelas (Cufa), escreveu livros para o público infanto-juvenil e tem intensa atividade entre os jovens. Se aproximou da televisão pela cultura hip-hop, participando de programas da TVE. Começou na RBS TV depois de assistir a uma palestra da hoje gerente de Programação, Alice Urbim, e demonstrar uma visão crítica e provocadora sobre a cobertura das expressões artísticas populares, como o hip-hop. Ao longo do tempo, expandiu suas reportagens para todos os segmentos. Nos últimos 15 anos, integra um projeto nacionalmente reconhecido de reposicionamento da televisão dentro das periferias.

O convite da Globo não veio por acaso. A relação madura e comprometida da RBS TV com as periferias impactou muitos programas da Rede Globo. Há algum tempo, o repórter já vem participando de atrações nacionais. Além do próprio Encontro, já fez reportagens para o Profissão Repórter, de Caco Barcellos, e, mais recentemente, fez parte do grupo de pessoas consultadas em todo o Brasil por Luciano Huck para o programa especial Inspirações, que foi ao ar no dia 31 de março e premiou brasileiros cujas histórias de vida são exemplos de altruísmo e dedicação ao próximo.

Mesmo nesta nova fase da carreira, quando terá o desafio de ampliar a audiência de Fátima Bernardes nas periferias do restante país, Manoel não pretende se distanciar dos gaúchos. Ao contrário: seguirá morando em Porto Alegre e diz que estará mais próximo do que nunca dos telespectadores daqui:

– Minha relação com a RBS TV e o público gaúcho, assim como o projeto de comunicação com as periferias, só se intensificam nesta nova etapa. Uma coisa que aprendi nas coberturas da RBS foi que jogar na Seleção é bom, mas nada se compara à energia de um bom Gre-Nal. Beijo, gente!