Diário Catarinense lança novo posicionamento, marca e portfólio de conteúdo | Grupo RBS
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Relações com Imprensa

Diário Catarinense lança novo posicionamento, marca e portfólio de conteúdo

Na largada para as comemorações do 30º aniversário, o DC lança nova marca e reafirma seu posicionamento estadual com investimento em jornalismo multiplataforma e novos formatos comerciais

Capa do Diário Catarinense de 26 de outubro de 2015

Capa do Diário Catarinense de 26 de outubro de 2015

Um novo jornal chega às mãos dos leitores do Diário Catarinense nesta segunda-feira (26). Às vésperas de completar 30 anos, o DC revisou o portfólio de conteúdo, mas manteve a essência: oferecer a Santa Catarina um jornalismo de qualidade e credibilidade. Colunas, novas editorias e conteúdo multiplataforma inéditos formatam um produto diferenciado, cada vez mais catarinense. Transformador no impresso, online e mobile.

As mudanças no produto e nas plataformas digitais resultaram de uma extensa pesquisa realizada pelo DC com diversos públicos. Eles apontaram o que precisam e querem ver no jornal. Essa transformação tem como objetivo oferecer aos leitores um conteúdo ainda mais relevante e de qualidade para todas as regiões do Estado.

Foto: Andiara Petterle. Crédito: Charles Guerra | Agência RBS.

Andiara Petterle. Crédito: Charles Guerra | Agência RBS.

– Nunca se leu tanto jornal quanto se lê hoje. O jornal nunca teve tanta oportunidade de alcançar seu público quanto ele tem hoje, por meio do papel e das diversas plataformas digitais. E é no jornalismo fortalecido que o Grupo RBS acredita e investe. O novo Diário Catarinense é inovador como o catarinense é – destaca a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Uma nova marca traduz este posicionamento. Os dois pontos remetem à ideia de um conteúdo que ainda está por vir, de algo a se falar, do início de uma conversa. Com um projeto gráfico arrojado no site e no papel, o jornalismo do DC passará a ser chancelado por uma nova assinatura que reafirma a missão do jornal de conectar Santa Catarina e articular as forças regionais: Nosso Estado de Ponto a Ponto.

Foto: Gabriel Casara; Crédito: Emerson Souza | Agência RBS.

Gabriel Casara. Crédito: Emerson Souza | Agência RBS.

– Quando começamos a planejar a comemoração do trigésimo aniversário do Diário Catarinense, decidimos repensar o jornal. Discutimos sobre como torná-lo útil e relevante para os próximos 30 anos. A partir desse movimento de fora para dentro, com nossos públicos, identificamos o nosso novo posicionamento, ou seja, um jornal que faça a articulação das forças de Santa Catarina – destaca o diretor-geral de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS em SC.

Neste processo, o DC se reafirma como a fonte de informação mais confiável do Estado, com cada vez mais credibilidade junto ao leitor. As mudanças também estão alinhadas com o propósito do Grupo RBS de oferecer informações que transformam, com base na crença de que o jornalismo de qualidade nunca foi tão importante. Saiba mais sobre as mudanças no Diário Catarinense:

Coluna De Ponto A Ponto na edição de 26 de outubro de 2015

Coluna De Ponto A Ponto na edição de 26 de outubro de 2015

EDITORIAL

Para a nova fase, o DC contratou profissionais que têm se destacado no cenário da comunicação catarinense. A cobertura das regiões ganha força com os correspondentes que ocupam espaços cada vez mais relevantes dentro do jornal com conteúdo diário e envolvimento presencial maior nas comunidades. Dentre as novidades está a coluna De Ponto a Ponto, que destaca as prioridades político-sociais de Santa Catarina.

A edição de fim de semana é unificada e a soma dos jornais de sábado e domingo resulta em um produto mais robusto, informativo e relevante para o leitor. Será encartado o caderno Nós, que se propõe a fomentar diálogos sobre pautas polêmicas e traz uma coluna do comunicador catarinense Marcos Piangers. A Revista Donna passa a se chamar Donna+, com mais páginas sobre estilo de vida, variedades, gastronomia, arquitetura, viagem e beleza.

A edição de sexta-feira do jornal virá acompanhada da Revista Clube do Assinante, uma publicação especial com a programação cultural, reportagens sobre atrações e personalidades, bem como os benefícios do Clube oferecidos aos assinantes dos jornais do Grupo RBS.

DIGITAL

A experiência multiplataforma com o DC está mais fácil, ágil e dinâmica. O site www.diariocatarinense.com.br contará com um novo layout, mais moderno, clean e responsivo – que se adapta automaticamente a qualquer tipo de tela. A página online destacará os colunistas e as novas editoriais digitais: Notícias, Estilo de Vida, Entretenimento e Vozes. O conteúdo será espelhado também no aplicativo do Diário Catarinense, disponível na Apple Store e Google Play.  O flip, disponível para assinantes no site do DC, passará a ser interativo em novembro. Isso quer dizer que, ao folhear o jornal digital, o internauta poderá assistir a vídeos, lances esportivos, ouvir podcasts, acessar galerias de fotos e links que levam para outras seções do site – bem como para páginas externas.

Peça da campanha

Peça da campanha

CAMPANHA

A equipe do DC realizou um roadshow com 14 apresentações para mercado, governo, instituições, clientes, agências, formadores de opinião e imprensa. O desdobramento da divulgação se deu com uma campanha multimídia desenvolvida pela agência Sambba, com foco no público leitor, assinantes, usuários, colaboradores e clientes. Os vídeos estão sendo exibidos na RBS TV e TVCOM. Os spots podem ser conferidos na programação das rádios Itapema, Atlântida e CBN Diário. A campanha conta com ativação digital nos sites do Grupo RBS e nas redes sociais. Assinantes do DC e dos demais jornais do Grupo RBS em SC foram impactados também com e-mail marketing e sobrecapas no A Notícia e Jornal de Santa Catarina.

MERCADO

Além das novidades editoriais e visuais, a nova fase do Diário Catarinense é acompanhada de formatos comerciais diferenciados, que se adaptam à transformação do produto e conectam o mercado aos catarinenses. Assim como o site responsivo, os formatos também serão adaptados às diversas plataformas de acesso ao DC.

Os anunciantes encontrarão nestas plataformas a possibilidade de estabelecer uma comunicação dinâmica e mais próxima do público do DC – que atualmente é de 1,5 milhão de catarinenses por dia. O DC oferecerá uma série de oportunidades de entrega de conteúdo personalizado para os leitores, como, por exemplo, o branded content. Entre os destaques, estão novos projetos comerciais e formatos em que os conteúdos são selecionados a partir dos perfis dos usuários.