Grupo RBS é considerado uma das empresas mais inovadoras do Brasil | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Grupo RBS é considerado uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Companhia aparece entre as 10 melhores empresas em três das seis categorias de pesquisa

TabelaEm pesquisa organizada pela revista Info, da editora Abril, em parceria com a ESPM, o Grupo RBS se destaca como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, aparecendo em três das seis categorias avaliadas. O ranking “As Empresas Mais Inovadoras do Brasil” teve como base um questionário enviado a 300 companhias em todo o país, que investigou os investimentos voltados à inovação em grandes empresas.

Além de um ranking geral que apontou as 10 empresas mais inovadoras do país, as participantes do levantamento também foram posicionadas em listas que destacavam as 10 melhores empresas nas seis dimensões avaliadas na pesquisa. Nestas listas, o Grupo RBS aparece em três áreas: em sexto lugar na categoria “Resultado em inovação de processos” e em oitavo lugar nas categorias “Ambiente organizacional e cultura corporativa” e “Uso de Tecnologia”.

“Estamos muito felizes em conquistar esse reconhecimento ao lado de grandes empresas brasileiras e multinacionais conhecidas por sua capacidade de inovar. E isso não é acaso, mas resultado do investimento forte que estamos fazendo em pessoas e em tecnologia. Estamos nos preparando para ser uma das empresas mais inovadoras do país. Acreditamos que inovação e ambiente de alta performance atraem as melhores pessoas, e pessoas qualificadas e engajadas no projeto empresarial são o grande diferencial de uma empresa para gerar inovação – afirma o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Com a formação de um centro de inovação em plataformas e produtos digitais, situado no TecnoPUC, na PUCRS, mantido pelo Grupo RBS desde 2012, por exemplo, a empresa deu início a uma nova fase de investimentos em inovação. Para reforçar a equipe que trabalha neste espaço, foram contratados profissionais historicamente envolvidos com a tecnologia, que atuam no desenvolvimento de produtos e plataformas digitais voltados às novas necessidades de comunicação do consumidor.

Outra área de destaque é a empresa de investimento em negócios digitais da RBS, a e.Bricks Digital, que identifica empresas com grande potencial de crescimento, aportando investimento e expertise em gestão, com foco especialmente em empresas brasileiras, inovadoras, em alto estágio de crescimento e líderes em suas áreas de atuação.  A e.Bricks também administra um fundo de investimento dedicado a startups iniciantes, em “early stage”, em que aposta em empresas diferenciadas em estágio inicial de desenvolvimento mas com grande potencial de crescimento.

O ranking ainda reconheceu processos internos diferenciados adotados pelo Grupo na gestão de pessoas. Foi realizada uma reformulação da equipe de RH que envolveu a contratação de profissionais para o desenvolvimento de softwares para avaliação do desempenho dos colaboradores do Grupo, mensurando quantitativamente o trabalho desenvolvido.

A pesquisa da revista Info e ESPM utilizou como base um questionário com 75 questões, que tinham o objetivo de compreender o esforço de inovação das empresas que atuam no Brasil. Os dados fornecidos pelas participantes foram tabulados e analisados por especialistas do Núcleo de Estudos de Mercados de Alta Tecnologia da ESPM, e permitiram a elaboração do ranking. O resultado final foi publicado na edição de maio da revista Info, que chegou esta semana às bancas. Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.