Governança Corporativa | Grupo RBS

Governança Corporativa

Empresa de controle familiar, o Grupo RBS desde muito cedo reconhece a relevância e desenvolve sua governança corporativa, seguindo os princípios da transparência e orientado pelas melhores práticas. A governança da RBS é estruturada a partir da interação harmônica entre os três círculos: propriedade, família e empresa. Como reconhecimento, recebeu os prêmios do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 2006 – Empresa não listada e The Family Business Management Excellence Award (agosto de 2007), do Owner Management Business Institute. O Conselho de Administração do Grupo RBS é integrado por 9 membros, sendo três deles independentes. O CAD acompanha a execução das políticas por ele estabelecidas, é responsável pela definição da estratégia de longo prazo do Grupo e pelas decisões envolvendo assuntos relevantes para os negócios e operações. A gestão do Grupo RBS é exercida pela Diretoria Executiva, composta por 5 membros.
diagrama

Conselho de Administração

Diretoria Executiva

<a href='http://www.gruporbs.com.br/quem-somos/ceo-claudio-toigo-filho' title='Claudio Toigo (CEO DE MÍDIAS DO GRUPO RBS)'>Claudio Toigo (CEO DE MÍDIAS DO GRUPO RBS)</a>

Claudio Toigo Filho é CEO de Mídias do Grupo RBS desde dezembro de 2015, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUC-RS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Andiara Petterle
Andiara Petterle

Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara Petterle é vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS. Foi diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks Digital, empresa de investimentos no setor digital do Grupo RBS, atuando como executiva e conselheira de diversas empresas de tecnologia, e-commerce e mídia no Brasil. Foi fundadora do Grupo Bolsa de Mulher – uma das maiores empresas de mídia digital feminina da América Latina –, CEO da Predicta e de outras empresas digitais no país. Fez graduação e mestrado na PUC-RJ em Comunicação Social. Foi pesquisadora convidada da Brown University e participou de programas de formação de negócios na Harvard Business School e Stanford University Graduate School of Business.

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco

Marcelo Pacheco é vice-presidente de Mercado do Grupo RBS. Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Mauá de Tecnologia, tem pós-graduação em Marketing na ESPM e participou de diversos programas internacionais de formação em gestão, estratégia e inovação. Somando 16 anos em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Marcelo foi executivo do Grupo Abril, da ESPN e, até o fim de 2016, atuou como diretor de Negócios do Facebook Brasil, atendendo a clientes de tecnologia, automóveis, telecomunicações, gaming, serviços financeiros, educação e governo. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo, nos anos de 2009 e 2012.

Marcelo Leite
Marcelo Leite

Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Marcelo Rech
Marcelo Rech

Marcelo Rech é vice-presidente Editorial do Grupo RBS. Atua na empresa desde 1988. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF), ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra). Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellog, e de estratégia de mídia na Harvard Business School, ambas nos Estados Unidos.

Ibanor Polesso
Ibanor Polesso

Ibanor Polesso é diretor-executivo de Finanças e Controladoria do Grupo RBS desde janeiro de 2016. Tem 20 anos de Grupo RBS, onde exerceu a função de diretor de Controle nos últimos 15 anos. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou programas da Fundação Dom Cabral, como o Programa de Gestão de Riscos Corporativos, de Finanças Corporativas e de Desenvolvimento de Executivos. Além disso, participou do STC Executivo na Kellogg School of Management nos Estados Unidos em conjunto com a Fundação Dom Cabral. Liderou a implementação do orçamento matricial e base zero, contabilidade de acordo com IFRS, Gestão de Riscos e o Programa de Integridade Corporativa do Grupo RBS. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e do Instituto Jama e Presidente do Conselho Fiscal da RBS Prev.