Governança Corporativa | Grupo RBS

Governança Corporativa

Empresa de controle familiar, o Grupo RBS desde muito cedo reconhece a relevância e desenvolve sua governança corporativa, seguindo os princípios da transparência e orientado pelas melhores práticas. A governança da RBS é estruturada a partir da interação harmônica entre os três círculos: propriedade, família e empresa. Como reconhecimento, recebeu os prêmios do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 2006 – Empresa não listada e The Family Business Management Excellence Award (agosto de 2007), do Owner Management Business Institute. O Conselho de Administração e o Conselho de Acionistas do Grupo RBS se reúnem em um único fórum, mensalmente. Os membros dos dois fóruns são os mesmos, incluindo acionistas e conselheiros externos. O CAD e o CAC acompanham a execução das políticas por eles estabelecidas e são responsáveis pela definição da estratégia de longo prazo da companhia. A gestão do Grupo RBS é exercida pela Diretoria Executiva, composta por 6 membros.
diagrama

Conselho de Administração e Acionistas

  • Carlos Melzer
  • Geraldo Corrêa
  • Gilberto Meiches (Presidente do Conselho de Acionistas)
  • Ibanor Polesso (Secretário)
  • Jayme Sirotsky
  • Luiz Lima
  • Marcelo Sirotsky
  • Nelson Pacheco Sirotsky
  • Pedro Sirotsky
  • Sônia Sirotsky

COMITÊ EXECUTIVO

Claudio Toigo
Claudio Toigo

Claudio Toigo Filho é Presidente-Executivo do Grupo RBS desde janeiro de 2016, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUCRS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2018, foi eleito Dirigente de Comunicação do Ano no Salão da ARP.

Marta Gleich
Marta Gleich

Marta Gleich é diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1985, pós-graduou-se em dois mestrados profissionalizantes: Gestão em Jornalismo e Jornalismo Digital, ambos pelo IICS de São Paulo, em 1997 e 2007. Em 2001, cursou o PDE (Parceria para o Desenvolvimento Empresarial) da Fundação Dom Cabral. Em 2004, por meio de uma bolsa do International Center for Journalists (ICFJ), de Washington, trabalhou e estudou cinco semanas em jornais americanos para aprofundar-se no tema Jornalismo Multimídia. Na RBS, entrou ainda como estudante de Jornalismo e foi revisora, repórter, repórter especial, editora-executiva, editora-chefe de Zero Hora entre 1997 e 2007. De 2008 a 2012, foi diretora de Internet do Grupo RBS, responsável por lançar os sites de jornais, rádios e TVs no RS e em SC. Implementou a operação de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS no Tecnopuc. Desde 2012, vinha atuando como Diretora de Redação dos Jornais do grupo, onde, entre outras atividades, lançou o GDI (Grupo de Investigação da RBS). É integrante do Comitê Editorial da RBS desde a sua fundação. Trabalha na RBS há 38 anos.

Marco Gomes
Marco Gomes

Marco Gomes diretor de Entretenimento e Canais do Grupo RBS. Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação pela Universidade Gama Filho – RJ e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuou durante 19 anos no mercado de Telecom, onde iniciou sua carreira como Técnico Industrial em Eletrônica, chegando ao cargo de executivo na Brasil Telecom. No Grupo RBS desde 2011, foi gerente-executivo do Pense Imóveis, da TVCOM e de Programação, Entretenimento e Projetos da RBS TV. É coaching profissional pelo IBC-SP.

Patrícia Fraga
Patrícia Fraga

Patrícia Fraga é diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG) e pós-MBA pela Northwestern University – Kellog School of Management (EUA). Está no Grupo RBS há mais de duas décadas, onde já ocupou posições de liderança nas áreas de Marketing, Mercado e Gestão de Negócios.

Marcelo Leite
Marcelo Leite

Diretor-executivo de Estratégia e Transformação do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Mariana Silveira
Mariana Silveira

Mariana Silveira é diretora-executiva de Finanças e Jurídico do Grupo RBS desde julho de 2019. Com 27 anos de história na RBS, começou sua carreira aqui por meio do programa de trainee. É formada em Administração com pós-graduação em Finanças pela UFRGS. Também estudou Finanças na Universidade de Berkeley na Califórnia, além de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral e pela Kellogg School of Management. Ainda participou do Programa de Gestão de Investimento Alternativo da Wharton Business School. Em 2018, foi reconhecida pelo Destaques em Finanças, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS).

Caroline Torma
Caroline Torma

Caroline Torma é jornalista, com MBA em Gestão Empresarial e especialização em História. É diretora de Marketing do Grupo RBS, com oito anos de experiência em gestão da mudança, gestão de crise, endomarketing, PR, branding e gestão de eventos. Executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, marca de responsabilidade social do Grupo RBS, e head do Planeta Atlântida, maior festival de música do sul do Brasil. Líder de projetos vencedores dos prêmios Top de Marketing ADVB, Aberje e Top Ser Humano ABRH. Acumula 16 anos de experiência em redações, atuando como correspondente, repórter, produtora e editora de Geral e de Economia. Finalista por duas vezes do Prêmio Esso na categoria Jornalismo Científico.